Pirelli F1 – Prévia do GP do Japão
sexta-feira, 11 de outubro de 2013 às 12:00Suzuka é um dos circuitos mais populares do calendário da Fórmula 1, graças a um traçado empolgante e um dos públicos mais apaixonados do planeta. Este ano, a Pirelli vai levar os dois compostos mais duros da sua gama: o P Zero Laranja duro e P Zero Branco médio. Ambos estão bem adaptados às demandas desafiadoras desta famosa pista, localizada no centro do Japão, perto de Nagoya.
Suzuka é mais conhecida por curvas rápidas, como a 130R e a ‘Spoon’, que têm um efeito notável sobre o desgaste e degradação dos pneus. Consequentemente, são esperados entre dois e três pit stops. A outra característica do Japão é seu clima extremamente variável, com chuvas fortes rotineiras no fim de semana. Em 2010, a classificação teve de ser adiada até domingo de manhã por causa de uma tempestade. Já a corrida do ano passado, aconteceu com tempo quente, com temperaturas que superaram os 30 graus centígrados – o que só serve para ilustrar a imprevisibilidade do Grande Prêmio japonês.
“Suzuka é um dos circuitos onde nós experimentamos as mais altas taxas de desgaste e degradação do ano todo: por causa da superfície relativamente abrasiva e, acima de tudo, das altas cargas de energia sobre dos pneus. É por isso que indicamos os dois compostos mais duros na nossa gama para Suzuka este ano. Não somente por causa das curvas rápidas, há também algumas zonas de frenagens fortes e curvas fechadas. Portanto, é um circuito de alta demanda, quando se trata de energia lateral, mas relativamente baixa demanda em termos de tração, pois o layout é muito fluindo com uma curva na sequencia de outra. Uma vez mais, as estratégias serão muito importantes – no ano passado esta foi uma corrida de duas paradas, quando nomeamos os compostos macios e duros – e Suzuka é um circuito que todos os pilotos gostam, por causa das altas velocidades. A chave no Japão é a velocidade: e os pneus que selecionamos para este fim de semana devem permitir aos pilotos mostrar isso aos incríveis fãs japoneses”, diz Paul Hembery, diretor de automobilismo da Pirelli.
O circuito do ponto de vista do pneu:
– A natureza fluída dos 5,807 km pista de Suzuka significam que ela realmente tem a menor demanda de tração do que qualquer outro circuito do calendário. Mas também tem a maior demanda em termos de energia lateral.
– A primeira metade da volta é essencialmente uma série de curvas non-stop. Isso faz os pneus esquentarem bastante, pois não há uma reta significativa para eles esfriarem. Como resultado, a parte mais quente do pneu pode chegar a 110 graus centígrados. O pneu que faz o trabalhado mais difícil é o dianteiro esquerdo.
– Os pit stops em Suzuka são realizados com uma perda de tempo relativamente baixa, devido ao pit lane curto de 395 metros. Isto permite maior flexibilidade nas estratégias de corrida.
– Mais informações sobre as demandas que a pista de Suzuka coloca sobre os pneus podem ser encontrados em um vídeo em animação 3D estrelado pelo diretor de competições da Pirelli Mario Isola. Veja no site: www.pirelli.com/f1pressarea
Notas técnicas sobre os pneus:
– A curva 15 é a mais rápida do campeonato, é feita a 310km/h em sétima marcha.
– Os carros atuam sob a máxima pressão aerodinâmica, combinada com uma aceleração lateral de 3.1G. Isso coloca a estrutura do pneu sob algumas das condições de trabalho mais extenuantes vistas durante todo o ano.
– Altos níveis de estresse sobre os pneus podem causar bolhas, se o carro não estiver acertado corretamente. Este fenômeno é o resultado do aquecimento localizado, particularmente no ombro do pneu, à medida que ele flexiona.
– No ano passado, a maioria dos pilotos usou uma estratégia de duas paradas. Apenas três escolheram largar com o composto mais duro – os que estavam no fundo do grid – mas esta estratégia mostrou-se útil em conquistar posições na pista. Sebastian Vettel venceu largando na pole, numa corrida afetada por um safety car na volta de abertura.
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