Pirelli F1 – Os compostos mais duros retornam à Espanha

terça-feira, 4 de maio de 2021 às 15:10

GP da Espanha

POR QUE ESCOLHEMOS OS PNEUS

Tal como aconteceu no ano passado, quando o Grande Prêmio da Espanha foi realizado pela primeira vez em meados de agosto, os pneus mais duros da gama regressam ao Circuito de Barcelona, na Catalunha: C1 como P Zero branco duro, C2 como o P Zero Amarelo médio e o C3 como P Zero Vermelho macio – a mesma nomeação que foi feita em Portugal no último final de semana.

Embora as condições climáticas devam ser consideravelmente mais frias na Espanha do que no ano passado, as demandas de alta energia da pista permanecem: especialmente a longa curva 3 para a direita, que impõe forças consideráveis no pneu dianteiro esquerdo, em particular. Não só isso, mas a curva 9 também é um desafio para os pneus. Como resultado, os compostos mais duros ainda são a escolha mais adequada.

Pela primeira vez desde 2014, não houve nenhum teste de pré-temporada em Barcelona, então as equipes vêm a este circuito com seus novos carros pela primeira vez, sem ter tido a chance de coletar dados sobre o desempenho dos carros nessa pista em suas especificações mais recentes.

CARACTERÍSTICAS DA PISTA

O layout da pista mudou este ano, com um perfil modificado para a Curva 10 (La Caixa) para melhorar a segurança. O resultado é uma curva para esquerda mais larga do que a versão anterior, o que permitiu uma maior área de escape e encurtará a zona de frenagem, com maior velocidade de entrada de curva. A volta agora também está 20 metros mais longa.

As conhecidas demandas da pista de Barcelona tornam a tática de uma parada bem desafiadora: embora a probabilidade de um clima mais frio deva ajudar este ano. Em 2020, a corrida foi vencida pelo piloto Lewis Hamilton, da Mercedes, com uma sequência de macio-médio-médio de duas paradas, embora Sergio Pérez tenha terminado em quino após parar apenas uma vez, de macio para o médio, enquanto Valtteri Bottas foi ao pódio usando uma estratégia de três paradas.

Barcelona é conhecida por ser uma pista onde é bastante difícil ultrapassar na maior parte da volta, embora a longa reta descendente possa dar uma vantagem de potência e DRS para ajudar a alinhar um movimento de ultrapassagem. Tudo isso torna a posição de classificação e a estratégia de corrida particularmente importantes para ganhar uma posição na pista.

Com uma série de corridas de apoio na programação, a superfície deve evoluir rapidamente com mais borracha acumulada, diferentemente de outros grandes prêmios deste ano onde a Fórmula 1 foi a única ação em pista.

FÓRMULA 3: O QUE ESPERAR

Uma nova temporada da Fórmula 3 começa em Barcelona, adotando o novo formato para 2021 que foi estreado pela Fórmula 2 no Bahrain, consistindo em três corridas por fim de semana. Ao contrário de F2, cada corrida de F3 durante o fim de semana tem a mesma duração: em Barcelona, cada uma terá a duração de 22 voltas. Após os treinos e classificação na sexta-feira, a primeira corrida acontecerá às 10h35 no sábado, seguida no mesmo dia, mais tarde, pela segunda corrida às 16h45. A corrida três acontece às 12h05 de domingo (horários da Espanha). O pneu P Zero Branco duro foi nomeado para o fim de semana de Barcelona: o mesmo das duas temporadas anteriores. Este ano, com a introdução de uma terceira corrida, os pilotos recebem um conjunto adicional de pneus slick (cinco, ao invés de quatro).

MARIO ISOLA – GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI

“A estratégia de corrida em Barcelona foi influenciada principalmente pelas altas temperaturas da pista na temporada passada. Este ano, com a corrida voltando para um data de primavera, as temperaturas serão mais amenas, mas ainda devem ser um fator-chave por trás da estratégia. A alteração de perfil da curva 10 oferece outro desafio que pode influenciar a forma com os pilotos encaram a volta. Já vimos, no passado, que a estratégia tem sido um dos principais fatores de diferenciação em Barcelona e temos a expectativa de que esse seja o caso mais uma vez neste fim de semana.

OUTRAS NOTÍCIAS DA PIRELLI

Além da Fórmula 3, Barcelona também recebe a segunda rodada da FIA Fórmula Regional by Alpine: o trampolim para o campeonato de F3, que também é fornecido pela Pirelli.

Três equipes permanecerão após o Grande Prêmio da Espanha para continuar o programa de desenvolvimento de pneus slick de 18 polegadas da Pirelli para 2022: Alpine, Alfa Romeo e Red Bull. A Alpine vai testar apenas no primeiro dia, com as outras duas equipes testando por dois dias. Este é o quinto teste de pneus de 2022 no total, e o quarto teste para os pneus slick.

A Pirelli revelou recentemente mais detalhes sobre as alocações de pneus que estarão em vigor para os três grandes prêmios deste ano que contarão com corridas sprint de classificação. A alocação geral de pneus será de 12 no fim de semana (com um conjunto extra de intermediários, se necessário), mas os pilotos não serão mais obrigados a começarem a corrida com os pneus que usaram para definir seus melhores tempos de Q2.

A rodada de abertura do Sprint Cup do GT World Challenge Europe acontece em Magny-Cours, na França, durante o mesmo fim de semana do Grande Prêmio da Espanha. Esta é a segunda rodada da série geral, após a primeira rodada do Endurance em Monza.

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