Pirelli F1 – Grande evolução da pista durante os treinos livres em Yas Marina

sexta-feira, 25 de novembro de 2016 às 17:11
Paul Hembery

Paul Hembery

Houve uma grande evolução da pista no circuito de Yas Marina, especialmente durante o TL1. Isso significou que vários pilotos fizeram suas melhores voltas com os compostos mais duros, em relação aos mais macios usados anteriormente, conforme as condições foram melhorando. Entretanto, com o entardecer, quando o TL2 aconteceu em um horário similar ao do classificatório deste sábado, e da corrida, de domingo, a pista estabilizou, o que significa que os tempos feitos com cada composto são representativos.

A sessão do TL2 aconteceu às 17h locais, com a pista perdendo cerca de três graus centígrados durante o treino e mais de dez graus se compararmos com o TL1. Como esperado, o pneu ultramacio provou ser o mais rápido, ao fazer a melhor volta do dia com Lewis Hamilton, da Mercedes. A marca de 1min40s861 é mais de um segundo mais rápida do que a alcançada em 2015, na mesma sessão, porém com pneus supermacios.

A natureza lisa da superfície do traçado e as condições que variavam com o passar do tempo resultaram em um cenário no qual as diferenças de velocidade entre cada tipo de composto fosse pequena, isso se compararmos com outras pistas. Até o momento, cerca de 0,8 segundo separa os pneus supermacios dos ultramacio. As equipes completaram simulações de corrida e classificatório, com as duas Mercedes separadas apenas por 0.079s.

Paul Hembery, diretor de motorsport da Pirelli: “Como estávamos esperando, o consumo e a degradação dos pneus é mais elevada nos compostos mais macios, graças as altas acelerações longitudinais e as fortes zonas de freada. Entretanto, o padrão depende muito do estado da pista, que mudou muito durante todo o dia graças a evolução natural e a queda da temperatura durante o TL2. Como resultado, os pilotos estão buscando acertar um alvo móvel quando esperam definir a estratégia e o acerto dos carros, o que acrescenta um elemento extra para o desafio imposto nesta final do campeonato. Hoje, nós já vimos alguns dos planos feitos pelas equipes sendo influenciados pelas escolhas de pneus feitas antes do evento para cada piloto, o que nos ajuda um pouco a entender suas estratégias individuais. ”

EB - www.autoracing.com.br

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