Pirelli F1 – GP Japão – Grandes curvas em um desafio épico com atmosfera única

sexta-feira, 7 de outubro de 2022 às 8:00

GRANDES CURVAS EM UM DESAFIO ÉPICO COM ATMOSFERA ÚNICA: BEM-VINDO À SUZUKA 

MARIO ISOLA – DIRETOR DE MOTORSPORT

“O único circuito em formato de oito, onde as demandas sobre os pneus são equilibradas”

Pergunte aos pilotos quais são seus circuitos favoritos e Suzuka sempre estará no topo da lista: ele contém curvas exigentes como em nenhum outro lugar, como as 130R e Spoon, bem como uma atmosfera verdadeiramente especial e histórica com fãs incríveis. Há praticamente o mesmo número de curvas para a direita e esquerda no layout único em formato de oito, o que significa que as demandas do circuito são equilibradas. As cargas de energia sustentadas nos pneus são algumas das mais altas que registramos durante todo o ano e o layout da pista significa que trazemos os três compostos mais duros em nossa gama. Com a atual geração de carros sendo mais pesada do que antes e os limites de desempenho constantemente sendo superados, esse desafio é maior do que nunca. Uma inovação para este ano é o fato de que vamos testar alguns pneus protótipos de 2023 durante uma sessão de treinos livres que será estendido na sexta-feira à tarde, à medida que finalizamos a especificação para o próximo ano com o final desta temporada se aproximando.”

O trio de compostos mais duros retorna no Japão: C1 como o P Zero Branco duro, o C2 como P Zero Amarelo médio e o C3 como o P Zero Vermelho macio. Esta será a última vez que usaremos o composto C1 mais duro este ano.

A segunda sessão de treinos livres no Japão foi estendida para 90 minutos para permitir o protótipo de testes de pneus para pista seca de 2023 (com o mesmo arranjo em vigor para o Grande Prêmio dos Estados Unidos). Os testes de Suzuka e Austin serão usados para ajustar os compostos para 2023, com todo o TL2 sendo dedicado aos testes de pneus. Se uma equipe usa um jovem piloto no TL1, é permitido executar seu próprio programa durante os primeiros 30 minutos do TL2, antes de se concentrar no teste de pneus para o restante da sessão. Os pneus protótipos podem ser facilmente reconhecidos, pois não carregam marcas coloridas nas paredes laterais.

Como Cingapura, que veio apenas uma semana antes, o Grande Prêmio do Japão foi realizado pela última vez em 2019. O desafio é ainda maior com as equipes tendo que lidar com o circuito, com as condições climáticas e a configuração de uma forma completamente nova com a última geração de carros e pneus.

Suzuka é sobre forças laterais ao invés de tração e frenagem, mas as cargas são bastante equilibradas entre os lados esquerdo e direito. Os carros e pneus são submetidos a alguns dos mais longos carregamentos de força G vistos ao longo do ano. A curva 130R, por exemplo, é de raio longo (130 graus), mas é feita com pé cravado no acelerador, como se fosse uma reta.

Ralis

O piloto da Toyota, Kalle Rovanpera, venceu o Rally da Nova Zelândia no último fim de semana, usando pneus para cascalho da linha Pirelli Scorpion. Aos 22 anos, Rovanpera tornou-se o mais jovem campeão da história do WRC, batendo o recorde anterior estabelecido por Colin McRae, também com pneus Pirelli, em 1995, que conquistou o título aos 27 anos.

GT

A penúltima etapa do Intercontinental GT Challenge, exclusivamente equipado pela Pirelli, acontece em Indianápolis, nos Estados Unidos, neste fim de semana, com o piloto da Mercedes, Jules Gounon, atualmente liderando a classificação. No último fim de semana, a última rodada do GT World Challenge deste ano aconteceu em Barcelona, na Espanha, com Alessio Picariello, Klaus Bachler e Matteo Cairoli vencendo a corrida pela equipe Dinamic Porsche.

EB - www.autoracing.com.br

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