Pirelli F1: GP do Bahrain – Verstappen retoma de onde parou

sexta-feira, 1 de março de 2024 às 19:00

Treino livre no Bahrain

Max Verstappen conquistou a 33ª pole position de sua carreira, continuando de onde parou ao final de 2023, ou seja, superando o resto do pelotão. O piloto da Red Bull foi o mais rápido no Q3 (1min29s179), 228 milésimos mais rápido que Charles Leclerc (Ferrari) e 306 melhor que George Russell (Mercedes). Na verdade, Leclerc marcou o tempo mais rápido da sessão, marcando 1min29s165 no Q2.

O tempo da pole desta noite foi pouco mais de meio segundo melhor que o 1min29s708 do ano passado e está completamente em linha com os resultados da simulação de ontem.

O primeiro Prêmio Pirelli Pole Position da temporada foi entregue a Verstappen pelo DJ e produtor alemão Zedd, que se apresenta esta noite no Circuito Internacional do Bahrain. Seu trabalho alcançou grande sucesso global, começando com seu hit vencedor do Grammy ‘”Clarity” (ft. Foxes) e os singles “Stay the Night” (ft. Selena Gomez), com mais de 950 milhões de streams, e “Stay” (ft. Alessia Cara), com 4,2 bilhões de reproduções.

O DIA NA PISTA

Quanto ao clima, a intensidade do vento caiu gradativamente hoje, o que facilitou a vida dos pilotos na pista. As temperaturas estiveram de acordo com as de ontem, ou seja, muito mais frescas do que na semana passada.

No TL3, quase todas as equipes se concentraram no composto macio, exceto a Red Bull, com ambos os pilotos também utilizando um conjunto de pneus duros, dando uma indicação bastante clara de qual poderia ser sua estratégia para a corrida de amanhã. Na verdade, a simulação mostra que a opção de duas paradas é a mais rápida, com uma combinação de C1 e C3, e é claro que a atual equipe campeã do mundo, tendo apenas um conjunto novo de pneus duros restantes, tentará aproveitar ao máximo o potencial do macio, como foi o caso no ano passado. As outras equipes optaram por não usar o duro, provavelmente para guardá-los para a corrida.

Ficou claro pela forma como a classificação decorreu o quão importante foi a volta de preparação para extrair tudo dos pneus, especialmente no primeiro setor, e isso explica algumas diferenças de tempo de volta ao longo das três sessões.

MARIO ISOLA – DIRETOR DE MOTORSPORT DA PIRELLI

“Uma classificação muito interessante, em que a diferença esteve no detalhe. No Q1 tivemos 19 pilotos no mesmo segundo e no Q3, entre os nove melhores, a diferença foi de apenas cinco décimos. No décimo lugar, Hulkenberg foi o único piloto que não utilizou pneus macios novos porque não tinha mais nenhum. O fato de Leclerc ter marcado o tempo mais rápido do dia, mas não estar na pole, é mais um sinal do quão equilibrada foi.

Portanto, parece que a corrida de amanhã será ainda mais interessante. Em termos de estratégia, as duas paradas são a mais rápida no papel, sendo o duro e o macio os principais protagonistas. Claro, todos vão largar com o macio, mas aqueles como a Red Bull, que têm apenas um conjunto de C1, terão de fazer seu primeiro pit stop entre as voltas 13 e 18 para trocar para esse composto, antes de fazer uma segunda parada entre as voltas 37 e 43 para finalizar com outro jogo de pneus macios. Aqueles que utilizarem dois conjuntos de pneus duros teriam de parar entre as voltas 11 e 16 e depois uma segunda vez entre as voltas 32 e 38.

Duas paradas utilizando os três compostos disponíveis são a opção mais lenta, mas poderia valer a pena considerar apenas se as condições da pista evoluírem mais rapidamente do que o esperado, como aconteceu, por exemplo, no último dia de testes da semana passada. Mais plausível, no entanto, é uma estratégia de três paradas para aproveitar o máximo do potencial do macio, por exemplo, se a corrida fosse neutralizada nos momentos finais.”

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