Pirelli F1: GP do Bahrain – Verstappen lidera os treinos livres com o pneu macio C3

sexta-feira, 18 de março de 2022 às 17:30

Pneus Bahrain 2022

O QUE APRENDEMOS

O piloto da Red Bull, Max Verstappen, foi o mais rápido nos treinos livres de hoje, sendo o mais veloz no TL2 com o pneu macio P Zero Vermelho C3 com um tempo de 1m31s936, à frente de ambas as Ferraris. A AlphaTauri de Pierre Gasly liderou as tabelas de tempos no TL1 com o mesmo composto.

A sessão do TL2, que no Bahrain é geralmente mais representativa da classificação e da corrida, começou às 18h (horário local) de hoje, mas as temperaturas foram mais frias do que as normalmente vistas no Bahrain (18 graus centígrados ambiente e 22 graus na pista), com a corrida prevista para que ocorra em condições mais quentes. Os pilotos usaram principalmente o composto duro durante o TL1, enquanto no TL2 focaram no médio e no macio; considerados como, provavelmente, as melhores opções para a corrida.

Os pneus apresentaram bons níveis de degradação, abaixo do esperado, e sem granulação nas condições relativamente frias do TL2 à noite.

Embora ainda seja o início do fim de semana, com muita evolução da pista ainda por vir, as diferenças entre os compostos são cerca de um segundo por volta entre o C1 duro e o C2 médio, e aproximadamente 1s2 por volta entre o C2 médio e o C3 macio: uma lacuna maior do que as metas previstas.

“As condições do TL2, a principal sessão, foram bastante frias, enquanto a corrida provavelmente ocorrerá em temperaturas mais quentes. As diferenças de desempenho entre os compostos são definitivamente maiores do que as metas previstas e será interessante ver que efeito isso tem na estratégia, quando se trata de decidir se deve usar o pneu macio ou médio para começar a corrida. Não vimos granulação nas condições frias do TL2, apesar da superfície abrasiva no Bahrain. Embora tivessem um pacote totalmente novo, as equipes realizaram seus planos de corrida habituais esta noite, com trechos de performance no início do TL2 antes de se concentrar em trechos longos na parte final. Os tempos de volta do TL2 até agora parecem impressionantes, com os carros apenas cerca de 1s2 abaixo dos tempos equivalentes da mesma sessão da temporada passada – quando eles tinham um composto que era um degrau mais macio do que este ano”.

A pole da Fórmula 2 foi conquistada pelo piloto da Virtuosi, Jack Doohan, usando o composto macio P Zero Vermelho (nomeado juntamente com o P Zero Branco duro neste fim de semana). Os pilotos de 2022 foram à pista pela primeira vez para treinos livres nas condições muito mais quentes da tarde, com Felipe Drugovich, da MP Motorsport, sendo o mais rápido no pneu duro, que mostrou uma diferença de desempenho considerável em relação ao macio; uma consideração fundamental em termos de estratégia de corrida.

A Van Amersfoort Racing e o piloto Frankie Colapinto – ambos estreando na Fórmula 3 – conquistaram a pole no Bahrain, usando o pneu duro P Zero Branco que foi nomeado neste fim de semana. O piloto da Trident, Roman Stanek, foi o segundo, tendo sido o mais rápido nos treinos livres anteriores. Zak O’Sullivan, da Carlin, se classificou em 12º e, assim, largará da pole invertida do grid para a corrida de abertura de amanhã. O pneu duro forneceu um pico de desempenho em uma volta na classificação, enquanto ainda apresentava um desempenho consistente em trechos mais longos.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.