Pirelli F1 – GP de Sakhir: Russell faz o melhor tempo do dia com o composto C4

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020 às 19:10

Mario Isola

RESUMO DOS PNEUS DE SEXTA-FEIRA

A volta cronometrada mais curta da história da Fórmula 1 – menos de 55 segundos – foi definida no TL1 do Grande Prêmio de Sakhir por George Russell com o pneu P Zero vermelho macio. Em sua estreia pela Mercedes, o inglês também foi o mais rápido no TL2, novamente com o macio. Russell foi uma das três novas combinações de piloto e carro que participam neste fim de semana, junto com Pietro Fittipaldi (Haas) e Jack Aitken (Williams).

Os tempos de volta no TL2 foram de maneira geral mais lentos do que no TL1, devido aos limites de pista estabelecidos na curva 8.

Com a volta mais curta do ano à exceção de Mônaco, esta também foi uma das diferenças entre pneus mais próximas em termos de desempenho. Há cerca de 0s4 entre o macio e o P Zero amarelo médio até agora, com aproximadamente 0s3 entre o médio e o P Zero branco duro.

As temperaturas permaneceram baixas pelos padrões do Bahrain, com o TL2 ocorrendo em um ambiente de 25 graus centígrados, com apenas um grau a mais de temperatura de pista.

Embora haja menos energia atuando nos pneus em uma volta do GP de Sakhir se comparada a uma volta no GP do Bahrein, duas paradas ainda parecem ser a opção mais provável para a corrida nesta superfície abrasiva.

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Os treinos livres ocorreram apenas com o pneu duro, mas os pilotos mudaram para o macio – escolhido para o Grande Prêmio de Sakhir – para a classificação: um nível mais macio do que o médio que foi a escolha mais macia no Bahrain no último fim de semana. O tráfego causado pelos 22 carros nesta pista curta fez com que os pilotos lutassem para conseguir uma volta limpa, mas uma colisão resultou no favorito ao título, Mick Schumacher (Prema) largando em 18º na corrida de amanhã, enquanto Yuki Tsunoda, da Carlin, conquistou a pole. Ao contrário da F1, nenhum dos pilotos é obrigado a largar com o pneu que usaram na classificação.

MARIO ISOLA – GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI

“Com uma volta tão curta aqui e o pelotão agrupado, as margens estão mais equilibradas: incluindo a diferença de performance entre os pneus. Como este é efetivamente um local totalmente novo, era importante que as equipes reunissem o máximo de dados possíveis para comparar o desempenho de todos os três compostos e formular a estratégia ideal. Vimos menos degradação até agora do que na etapa anterior, no GP do Bahrain, na semana passada. Como resultado, o pneu C4 macio pode ser usado mais extensivamente do que há uma semana no circuito mais longo. Na Fórmula 2, os pilotos se acostumaram a uma seleção de pneu totalmente nova, com o pneu macio escolhido para este fim de semana ao lado do duro. Isso cria uma discrepância notável de velocidade e durabilidade, que influenciará fortemente na estratégia de corrida. Vimos hoje que o tráfego na volta curta é definitivamente um problema e isso com certeza influenciará na classificação da Fórmula 1 amanhã”.

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