Pirelli F1 – GP de Mônaco: compostos P Zero mais macios fazem estreia em 2021

quinta-feira, 20 de maio de 2021 às 8:00

POR QUE ESCOLHEMOS OS PNEUS

O composto Pirelli mais macio da gama (chamado de “C5”, que significa composto 5) faz sua estreia em Grandes Prêmios em 2021. Com os pneus mais macios da gama sendo indicados pela primeira vez este ano, o P Zero Branco duro em Mônaco será o C3, o P Zero Amarelo médio será o C4 e o P Zero Vermelho será o C5.

Mônaco não é apenas a volta mais curta do ano com a velocidade média mais baixa, mas também tem a curva mais lenta do ano. Para lidar com isso, as equipes usam um pacote de alta pressão aerodinâmica, com asas dianteira e traseira específicas para equilibrar os níveis de downforce. Também há apêndices aerodinâmicos feitos sob medida, bem como ajustes no volante para prover o esterço necessário para fazer a curva Fairmont.

Uma curva vem rapidamente após a outra em Mônaco, tornando relativamente fácil aquecer o pneu, especialmente os compostos mais macios, e colocá-los em sua janela operacional ideal.

CARACTERÍSTICAS DA PISTA

Por ser um circuito de rua, a pista tende a ser extremamente “verde” e escorregadia no início do fim de semana, com rápida evolução. Como o fim de semana dessa corrida assume um formato incomum, sem a Fórmula 1 acelerando na sexta-feira, e a pista aberta ao tráfego normal à noite (e na maior parte da sexta-feira), a superfície pode, muitas vezes, “reiniciar” antes do sábado. Mônaco tem um dos níveis mais baixos de macro rugosidade da temporada.

Por causa das baixas cargas de energia que passam pelos pneus, Mônaco é tradicionalmente uma corrida de uma parada, e há uma janela de pit stop bastante ampla a qual essa parada pode ser feita.

Em 2019, quando a corrida foi realizada pela última vez, Lewis Hamilton venceu com uma estratégia de macio para médio após fazer uma parada precoce sob o safety car na volta 11, administrando o composto de forma brilhante até o fim. Os outros dois pilotos no pódio também pararam sob o safety car, mas optaram por pneus duros.

FÓRMULA 2: O QUE ESPERAR

Mônaco é a segunda rodada da temporada da Fórmula 2 e contará com o mesmo novo formato para 2021, que fez sua estreia no Bahrain em março, com três corridas sendo disputadas ao longo do fim de semana. Como é o caso na Fórmula 1, a Pirelli traz os pneus mais macios de sua gama da F2 para Mônaco: os pneus P Zero Vermelho macios e P Zero Roxo supermacios. Esta é a mesma seleção que foi feita na última visita do campeonato a Mônaco em 2019, mas agora no tamanho de 18 polegadas que foi introduzido na Fórmula 2 na temporada passada.

MARIO ISOLA – GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI

“Mônaco é único, mas sua ausência no calendário desde 2019 apenas enfatiza suas características específicas e nos deixa ainda mais satisfeitos por voltar lá. A aderência mecânica é a chave para o sucesso, assim como a classificação e a estratégia, com a reconhecida dificuldade de ultrapassagem. Isso coloca um foco na posição de pista, com os pilotos tendo que extrair o máximo do pneu C5 mais macio na classificação. A estratégia tende a ser reativa, com as equipes fazendo suas paradas no momento que lhes dão máxima vantagem na pista, graças também a uma ampla janela de pit stop resultante do baixo desgaste e degradação dos pneus.”

OUTRAS NOTÍCIAS DA PIRELLI

O artista Mark Dickens criará sua última peça no paddock de Mônaco na sexta-feira, com os pilotos usando pneus Pirelli como pincéis, mergulhando-os na tinta e rolando-os sobre uma tela em branco para fazer uma obra de arte única.

O segundo teste deste ano com os pneus 2022 de 18 polegadas para chuva ocorrerá na terça e quarta-feira, após o Grande Prêmio de Mônaco, em Paul Ricard, com a Ferrari. Isso marcará o sexto teste do ano no total para o protótipo de pneus de 2022.

A Fórmula 3 testou em Jerez na semana passada, com Clement Novalak sendo o mais rápido com a Trident. A próxima rodada do campeonato acontece em Le Castellet, em junho.

Além da Fórmula 2, Mônaco também hospeda a última rodada da Fórmula Regional by Alpine – equipada com Pirelli – com um programa completo de corridas de apoio.

Para saber mais sobre a temporada de automobilismo da Pirelli em 2021, baixe nosso Media Guide, que pode ser encontrado no seguinte link: 2021 Pirelli Media Guide

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.