Pirelli F1: GP de Miami – O primeiro GP nos Estados Unidos em 2023

sexta-feira, 5 de maio de 2023 às 8:00

O PRIMEIRO GP NOS ESTADOS UNIDOS EM 2023

MARIO ISOLA – DIRETOR DE MOTORSPORT

“Novo e desconhecido asfalto em Miami”

“Neste fim de semana, a Fórmula 1 correrá em Miami na primeira de um total de três etapas nos Estados Unidos neste ano, junto com o já tradicional evento em Austin e a tão aguardada corrida em Las Vegas. Não é a primeira vez que o campeonato tem três GPs acontecendo nos EUA no mesmo ano, mas nunca antes vimos o esporte causar tanto impacto com o público americano, e isso é em grande parte graças ao compromisso feito pela Liberty Media. Na primeira corrida realizada na pista ao redor do Hard Rock Stadium no ano passado, os pneus se comportaram como esperado no asfalto, que tinha características bastante particulares, sobretudo devido a uma “micro-rugosidade” muito alta. Sabemos que a pista já foi completamente recapeada e teremos que verificar durante a inspeção habitual que antecede o início do fim de semana se haverá alguma mudança significativa em suas características. A pista de Miami exige níveis médios de pressão aerodinâmica, pois apresenta uma grande variedade de curvas, mas também uma reta muito longa. Trouxemos os pneus médios da gama (C2, C3 e C4), também pelo fato de que podemos esperar temperaturas muito altas: no ano passado o asfalto chegou a quase 60°C.”

OS PNEUS NA PISTA

Em Miami, o primeiro de três GPs a serem realizados nos Estados Unidos este ano, os compostos escolhidos pela Pirelli são: C2 como o P Zero Branco duro, C3 como o P Zero Amarelo médio e C4 como o P Zero Vermelho macio.

A pista, com 19 curvas predominantemente lentas e três retas, é moderadamente exigente com os pneus. A escolha de três compostos do meio da gama, em vez de conjuntos mais macios, deve-se principalmente às temperaturas normalmente altas da pista, que atingiram 60°C no ano passado.

Os compostos mais utilizados na corrida de 2022 foram médios e duros. A maioria dos pilotos competiu o GP com apenas um pit stop. A corrida foi neutralizada duas vezes por um safety car e um safety car virtual, o que permitiu que algumas equipes fizessem um segundo pit stop.

O circuito de Miami estreou no calendário em 2022 e é uma pista construída ao redor do Hard Rock Stadium, onde o paddock será montado este ano. As áreas de hospitalidade das equipe estarão localizadas no campo de futebol americano, onde o Miami Dolphins costuma jogar.

Os organizadores do GP tiveram os 5,41 quilômetros de pista recapeados para 2023. A nova superfície é uma incógnita e será analisada pelos técnicos da Pirelli durante uma inspeção de pista realizada na quarta-feira.

Os GPs do Azerbaijão e de Miami são os primeiros finais de semana consecutivos de corrida no calendário da Fórmula 1 deste ano. A viagem é particularmente exigente por causa da diferença horária de oito horas entre Baku e a costa atlântica dos Estados Unidos.

Enquanto em Baku as equipes tiveram pouquíssimo tempo de treino para testar atualizações em seus carros devido à estreia do novo formato Sprint, em Miami elas retornarão a um calendário mais tradicional, com três sessões de treinos livres antecedendo a classificação e a corrida.

O clima na costa de Miami costuma variar muito. Em 2022, a etapa foi marcada pela chuva, que caiu apenas quando o grid de largada estava sendo montado. As altas temperaturas fizeram com que a pista secasse antes do início da corrida. A possibilidade de chuvas deve ser seriamente considerada.

Oliver Bearman foi a estrela das duas corridas em Baku, com o piloto da Prema Racing vencendo a Sprint Race e a Feature Race. O inglês dividiu o pódio da corrida deste sábado com o companheiro de equipe Frederik Vesti e Jak Crawford (Hitech Pulse-Eight). Enzo Fittipaldi (Rodin Carlin) terminou em segundo na corrida de domingo, à frente de Theo Pourchaire (ART Grand Prix).

EB - www.autoracing.com.br

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