Pirelli F1: GP de Las Vegas – Tudo vermelho no primeiro dia em Las Vegas

sexta-feira, 17 de novembro de 2023 às 15:40

Os pilotos da Ferrari indiscutivelmente foram os ponteiros no primeiro dia de ação na pista do Circuito Las Vegas Strip. Charles Leclerc liderou a tabela de tempos em ambas as sessões: o TL1 não significou muito, já que a sessão durou apenas oito minutos, porém seu tempo de 1min35s265 no TL2 foi muito mais significativo, pouco mais de meio segundo mais rápido do que seu companheiro Carlos Sainz. O terceiro mais rápido foi Fernando Alonso (1min35s793), apenas 11 milésimos mais lento que seu compatriota.

O DIA NA PISTA

Foi um dia muito longo, com a maior parte do pessoal saindo do paddock apenas ao amanhecer. A primeira sessão recebeu bandeira vermelha aos oito minutos, quando uma tampa de bueiro se desprendeu da superfície da pista, danificando os carros de Carlos Sainz e Esteban Ocon, e depois foi completamente interrompida para permitir uma inspeção minuciosa da pista e, onde necessário, reparos. Isso significou que a segunda sessão começou às 2h30 (horário local), um atraso de duas horas e meia, com duração estendida em meia hora para compensar o tempo perdido na pista. Além disso, a FIA decidiu que a exigência normal das equipes de devolver dois conjuntos de pneus após o TL1, de acordo com o Regulamento Desportivo, poderia agora ser adiada para duas horas após o final do TL2.

O vermelho foi a cor dominante quanto ao uso dos compostos: o Macio completou 408 voltas (54,11%), seguido pelo Médio (302, 40,05%), enquanto o Duro fez apenas 44 voltas (5,84%), este último usado no TL2 apenas por Bottas, Tsunoda, Albon e Sargeant.

SIMONE BERRA – ENGENHEIRO CHEFE

“Foi com certeza um primeiro dia incomum, com uma sessão reduzida a quase nada e a seguinte ampliada em 50%, além da permissão concedida para usar todos os jogos de pneus disponíveis para compensar o tempo perdido na primeira sessão. Isso significa que pudemos obter algumas indicações iniciais úteis que são importantes para o restante do fim de semana, começando por como a pista está evoluindo. Como era totalmente previsível, os tempos das voltas caíram muito rapidamente a cada volta, mesmo que ainda estejamos bem longe dos nossos tempos de simulação, em cerca de três a quatro segundos. Além disso, conseguimos verificar a velocidade de evolução da pista em um período razoavelmente semelhante a uma distância de corrida, o que destaca como as condições podem mudar durante a corrida em si, assim informando a estratégia e as escolhas compostas. 

Vendo a divisão de voltas completadas entre o Macio, o Médio e o Duro, parece que o último está sendo guardado por várias equipes especificamente para a noite de sábado, com o Médio também entre os favoritos. Dito isso, o Macio não pode ser descartado completamente, precisamente pelo meu comentário anterior sobre a evolução da pista. Ao avaliar isso, também precisamos levar em conta que grande parte da pista está agora novamente aberta ao trânsito, o que deve levar a uma redefinição bastante significativa em termos da borracha acumulada na superfície da pista. 

Chegando à rodada de Las Vegas, tínhamos dois problemas em mente: aquecimento e granulação. Sinceramente, sobre o primeiro deles, hoje nós não percebemos nada dramático ou inédito em comparação com o que vimos anteriormente nesse quesito. Quanto à segunda, foi claramente significativa, mas ainda próxima do que vimos em outras pistas. Além disso, vimos hoje como a granulação tende a diminuir progressivamente à medida que os carros fazem mais e mais voltas, um sinal de que a situação pode mudar, possivelmente de forma bastante significativa, até sábado à noite, abrindo oportunidades que hoje talvez pareçam improváveis.”

EB - www.autoracing.com.br

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