Pirelli F1: GP da Rússia – Bottas é o mais rápido com o pneu macio C5

sexta-feira, 24 de setembro de 2021 às 14:20

Mario Isola

RESUMO DOS PNEUS DE SEXTA-FEIRA

Valtteri Bottas liderou a dobradinha da Mercedes em ambas as sessões de treinos livres de hoje, usando o pneu P Zero Vermelho macio C5 nas duas ocasiões. O finlandês, que também liderou as duas sessões de sexta-feira no ano passado em Sochi, foi mais rápido do que em 2020 no TL1, mas não conseguiu igualar sua marca de 2020 no TL2.

No entanto, foram sessões de treinos ligeiramente diferentes em comparação com o normal. Com a chuva persistente esperada para amanhã, os pilotos se concentraram na coleta de dados em todos os três compostos para o domingo, quando as condições climáticas ainda serão variáveis.

O piloto da Ferrari, Charles Leclerc, e Max Verstappen, da Red Bull, irão largar na parte de trás do grid devido a mudanças no motor – o que significa que a simulação de classificação não foi uma prioridade para eles nos treinos livres.

As condições estavam razoavelmente frias hoje, com temperatura ambiente em torno de 22 graus centígrados e temperaturas de pista de até 32 graus durante o TL2.

Uma bandeira vermelha interrompeu a sessão TL2 com 20 minutos para o fim, atrapalhando algumas das simulações de trechos longos. Isso tornou mais difícil avaliar as lacunas de desempenho entre os compostos, mas até agora há cerca de 0s8 entre P Zero Vermelho macio e P Zero Amarelo médio, e cerca de 0s5 entre médio e P Zero Branco duro.

FÓRMULA 2 – ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O líder do campeonato Oscar Piastri, da Prema, conquistou a pole position na classificação da Fórmula 2, com todos os pilotos usando pneus P​​Zero Roxo supermacios. Dan Ticktum, da Carlin, vai largar na pole para a primeira corrida de amanhã – que se espera que será disputada em condições de chuva – depois de se classificar em 10º para a sessão desta tarde. Mais cedo, Felipe Drugovich, da UNI Virtuosi, foi o mais rápido nos treinos livres, usando o pneu P Zero Amarelo médio.

FÓRMULA 3 – ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jack Doohan, da Trident, conquistou a pole position na classificação, ajudando a manter vivas suas esperanças de título. O piloto da Prema, Dennis Hauger, partiu para a primeira corrida de Sochi com 39 pontos à sua frente na tabela de classificação, tendo se classificado apenas em 9º. Todos os pilotos usaram o pneu P Zero Branco duro, que foi originalmente planejado para a rodada final agendada para Austin, Texas, antes de ser transferida para Sochi. Como resultado, os pilotos tiveram que se concentrar no aquecimento dos pneus, especialmente nas condições frias de hoje. Devido ao risco de chuva amanhã, a primeira corrida foi adiada da manhã de sábado para a tarde de sexta-feira, com Roman Stanek, da Hitech Grand Prix, largando na pole (depois de se classificar hoje em 12º).

MARIO ISOLA – GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI

“O clima esperado para amanhã influenciou nos treinos livres de hoje, com os pilotos se concentrando mais em coletar muitos dados sobre todos os três compostos, bem como definir um tempo de volta no caso do TL2 ter influência nas posições do grid para a corrida, com uma grande chance de amanhã termos condições de chuva o dia todo. O circuito ofereceu realmente uma boa aderência e, como esperado, bastante evolução da pista, embora a chuva de amanhã deva redefinir o asfalto, o que aumenta os pontos de interrogação. Nestas circunstâncias, a bandeira vermelha no TL2 foi lamentável, com as equipes provavelmente indo para a corrida de domingo com uma evidente falta de experiência na pista seca.”

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.