Pirelli F1: GP da Itália – Uma sexta-feira com programação diferente em Monza

sexta-feira, 1 de setembro de 2023 às 16:55

Carlos Sainz

O DIA NA PISTA

O primeiro dia de treinos no Templo da Velocidade, como Monza é universalmente conhecida, foi muito movimentado para pilotos e equipes. Em condições climáticas bastante estáveis, as equipes trabalharam duro para avaliar todos os três compostos de tempo seco ao longo das duas sessões de treinos livres, seguindo uma programação diferente da habitual.

Este fim de semana está sendo utilizado o formato de Alocação Alternativa de Pneus, o ATA (sigla em inglês para Alternative Tyre Allocation), que significa que apenas 11 conjuntos de slicks estão disponíveis, em vez dos habituais 13, divididos entre três conjuntos de compostos duros, quatro médios e quatro macios. Na classificação de amanhã, os pilotos devem usar apenas um composto por sessão: duro no Q1, médio no Q2 e macio no Q3.

Como exemplo da programação diferente do habitual, no TL1, a maioria dos pilotos usou apenas um jogo de pneus, com Red Bull, Ferrari e Mercedes concentrando-se no duro, Aston Martin e Haas optando pelo médio, enquanto Alpine, McLaren, Alfa Romeo, AlphaTauri e Williams foram para o macio, com vários pilotos fazendo alguns stints longos já nesta primeira sessão.

Os programas das equipes na segunda sessão foram um pouco mais variados e tradicionais, pelo menos em termos das cores dos pneus utilizados. Apenas a dupla da Haas e Piastri, da McLaren, foram com o duro, enquanto os outros fizeram uma mistura de médio e macio – este último principalmente para simulações de classificação, na esperança de ter a chance de usá-los, já que só podem ser montados para o Q3.

SIMONE BERRA – ENGENHEIRO CHEFE

“Foi um dia muito útil em termos de coleta de dados, que vamos agora analisar antes do restante do final de semana. O ATA parece ter levado as equipes a modificar seu programa de treinos, permitindo-nos reunir muitos dados relacionados a pneus, divididos quase igualmente em todos os três compostos secos disponíveis, sem de qualquer forma diminuir o show na pista, já que as voltas concluídas estavam completamente em linha com os números que vimos no ano passado aqui em Monza. 

Além disso, já estávamos vendo stints longos no TL1, quando as temperaturas eram mais semelhantes às que podemos esperar para a corrida de domingo, se compararmos ao que teria acontecido com o formato tradicional. O TL2 seguiu um padrão de sexta-feira mais convencional para que pudéssemos confirmar as diferenças de desempenho entre o médio e o macio, que estimamos que seriam de cerca de meio segundo. Pelo que vimos até agora, os compostos que parecem mais adequados para uso na corrida são o médio e o duro, já que o macio não entrega uma grande vantagem de desempenho, devido as temperaturas deste fim de semana. A pista ainda está evoluindo e, à medida que vai se adaptando e emborrachando, deve haver ainda menos desgaste da banda de rodagem que vimos hoje, especialmente com os macios.”

EB - www.autoracing.com.br

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