Pirelli F1: GP da Itália – Fim de semana começa com a Ferrari na frente

sexta-feira, 9 de setembro de 2022 às 19:05

O QUE NÓS APRENDEMOS 

Os três pneus no meio da gama da Pirelli tiveram um desempenho exatamente dentro do esperado durante as sessões de treinos livres em Monza: a primeira oportunidade para as equipes experimentarem os pneus de 18 polegadas e carros novos no ‘templo da velocidade’, que está comemorando seu 100º aniversário este ano.

As diferenças de desempenho entre os compostos estão atualmente em torno de 0s6 por volta entre P Zero Branco duro e P Zero Amarelo médio, e 0s4 entre o médio e o P Zero Vermelho macio. A evolução da pista até agora tem sido bastante alta, também devido a uma breve chuva no início do dia.

Uma vez que a pista secou, ​​o tempo estava quente e seco para ambas as sessões de treinos livres, com um pico de 38 graus de temperatura da pista e 28 graus de temperatura ambiente no TL1. A pista durante o TL2 estava um pouco mais fria e, portanto, menos representativa do que vamos encontrar na classificação e na corrida. A previsão é de tempo quente e seco para o resto do fim de semana.

Os pneus também tiveram bom desempenho no novo asfalto da Variante del Rettifilo (T1-2), Variante della Roggia (T4-5) e Variante Ascari (T8-10).

O piloto da Ferrari, Charles Leclerc, foi o mais rápido no TL1, usando o pneu macio, enquanto seu companheiro de equipe Carlos Sainz liderou os tempos no TL2, novamente com o macio.

SIMONE BERRA: ENGENHEIRO CHEFE

“O desempenho de todos os três compostos seguiu nossas expectativas hoje, com alto grau de evolução da pista. Essa evolução provavelmente continuará, o que significa que o equilíbrio do carro provavelmente mudará e deverá ser o maior desafio para as equipes neste fim de semana, além de entender a degradação nos três compostos. As diferenças de desempenho entre os pneus são bastante baixas, como esperado, porque com tantas retas e comparativamente poucas curvas, o desempenho nas curvas e a aderência dos compostos é um fator menos importante: em vez disso, trata-se de velocidade em linha reta, que sempre foi um aspecto fascinante de Monza. Mais uma vez, vimos nos treinos livres que todos os três compostos parecem ser opções válidas para a corrida no domingo.” 

O GRANDE NÚMERO: 1872

1872 – especificamente 28 de janeiro – foi quando Giovanni Battista Pirelli estabeleceu uma empresa inicialmente para produzir artigos de borracha elástica, há exatos 150 anos em Milão, abrindo sua primeira fábrica (que também foi a primeira na Itália) um ano depois. Os pneus que a Pirelli fabricou inicialmente eram na verdade para bicicletas, antes que os primeiros pneus de carro fossem produzidos em 1901.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.