Pirelli F1: GP da Inglaterra – Uma importante estreia em uma das pistas mais exigentes para os pneus

sexta-feira, 7 de julho de 2023 às 8:00

MARIO ISOLA – DIRETOR DE MOTORSPORT  

“O GP da Inglaterra marcará a estreia de uma nova construção de pneus slicks, anteriormente previstos para estrearem na próxima temporada. Essa antecipação se tornou necessária devido ao aumento no desempenho dos carros visto desde o início da temporada – tanto em termos de velocidade quanto de carga – em comparação com os dados de simulação de pré-temporada fornecidos à Pirelli pelas equipes no último inverno, e ao fato de que essa tendência só deve aumentar à medida que o campeonato avança. Trabalhamos arduamente na simulação nos últimos anos, a fim de não apenas fornecer um produto que atenda às metas de desempenho estabelecidas por todas as partes interessadas, mas também ter a capacidade de antecipar eventuais problemas e reagir a eles prontamente.

A nova especificação dá ao pneu uma resistência extra contra a fadiga, mas não afeta nenhum parâmetro técnico ou seu comportamento na pista. Todas as equipes já tiveram a oportunidade de testar a nova construção de pneus no GP da Espanha, quando dois sets foram colocados à disposição de cada piloto nos treinos livres. Seus comentários foram em linha com nossas expectativas, especialmente quando se trata de transparência em termos de desempenho. A nova especificação também nos permite manter as pressões dos pneus dianteiros e traseiros praticamente inalteradas em comparação ao ano passado, apesar de um aumento significativo nas cargas médias.

Esta estreia acontecerá em uma pista que é tradicionalmente uma das mais difíceis para os pneus. Em nossos gráficos internos, Silverstone está no topo em termos de estresse e forças laterais exercidas sobre eles: particularmente o dianteiro esquerdo. A pista também exige muito dos pilotos, que precisam lidar com acelerações laterais superiores a 5g em suas curvas rápidas. As opções de compostos – que, ao contrário da estrutura, não estão passando por nenhuma mudança de especificação – são idênticas aos anos anteriores, pelo menos no nome: C1 é o duro, C2 é o médio e C3 é o macio. No entanto, o C1 atual é de fato um novo composto para este ano, que se encaixa entre o C2 e o C0: nosso novo nome para o composto mais duro da gama de 2022.”

OS PNEUS NA PISTA

As equipes terão o C1 como o P Zero Branco duro, o C2 como o P Zero Amarelo médio e o C3 como o P Zero Vermelho macio na Grã-Bretanha: uma escolha ditada pelas altas cargas de energia que Silverstone coloca através dos pneus.

A pista é uma das mais exigentes de toda a temporada, especialmente para o pneu dianteiro esquerdo que tem que lidar com cargas pesadas ao longo de oito curvas diferentes.

Algumas das maiores velocidades médias de curva na temporada são vistas em Silverstone (Maggotts, Becketts e Chapel são todas contornadas de pé embaixo), enquanto os pilotos são submetidos a forças laterais que podem exceder 5g.

A estratégia de duas paradas foi a mais popular em 2022. Todos os três compostos foram vistos durante a corrida.

O piloto da Ferrari, Carlos Sainz, conquistou sua primeira vitória no ano passado em Silverstone, após largar na pole position.

A Pirelli permanecerá em Silverstone de 11 a 12 de julho para um teste de desenvolvimento de pneus slick que não dependem de cobertores térmicos. Participam do teste a Red Bull (por um dia), Haas e Williams.

Silverstone é uma das pistas permanentes mais tradicionais do calendário da F1, tendo recebido 57 GPs. Em 2020, o autódromo inglês recebeu duas corridas em sequência, com intervalo de uma semana entre eles, para celebrar o 70º aniversário da primeira corrida de F1 da história – que aconteceu em Silverstone em 13 de maio de 1950.

A equipe mais bem sucedida em Silvestone é a Ferrari, com 15 vitórias, enquanto Sir Lewis Hamilton é o piloto com maior número de vitórias, com oito. Tendo sido homenageado pela rainha Elizabeth II, Hamilton foi mais tarde nomeado cavaleiro pelo atual rei da Grã-Bretanha, Charles III.

Fórmula 2

A Pirelli trará seus compostos P Zero Branco duro e P Zero Vermelho macio para Silverstone. Junto com Spa, na Bélgica, Silverstone é o circuito mais exigente em energia do ano. É provável que as equipes usem compostos diferentes no início da corrida, diversificando suas estratégias. O macio poderia dar uma vantagem significativa na largada e ajudar a manter a posição de pista. Espera-se que o pneu duro, que é o único viável para a corrida Sprint, seja muito consistente com a gestão de temperatura adequada. Um fator-chave pode ser o clima britânico, que é notoriamente variável nesta época do ano.

Fórmula 3

P Zero Branco duro é o composto escolhido para o fim de semana de corrida na Inglaterra. Curvas ultrarrápidas e de alta carga energética, como o complexo Maggotts e Becketts, não são o único desafio que Silverstone tem a oferecer. O circuito britânico é um dos mais exigentes do calendário, o que credencia o composto mais duro como ideal. Os pilotos terão que se concentrar no gerenciamento térmico dos pneus. As limitações serão fortemente influenciadas pelo estilo de condução e configuração do carro, e podem fazer com que diferentes pilotos tenham pontos fortes em diferentes tipos de curvas.

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