Pirelli F1: GP da Hungria – Compostos do meio da gama

sexta-feira, 30 de julho de 2021 às 8:00

Volta de formação – Hungria 2020

POR QUE ESCOLHEMOS OS PNEUS

A primeira metade da temporada de 2021 termina na Hungria, antes das tradicionais férias de verão da Fórmula 1, com os três compostos no meio da gama selecionados: C2 como o P Zero Branco duro, C3 como o P Zero Amarelo médio e C4 como o P Zero Vermelho macio. Depois do formato de corrida sprint de classificação iniciado em Silverstone, o formato usual e as regras de pneus voltam na Hungria.

A nomeação é a mesma do ano passado. O circuito não coloca demandas particularmente pesadas nos pneus, com os compostos do meio da gama bem adequados para a pista apertada e sinuosa, especialmente se o tempo estiver quente.

CARACTERÍSTICAS DA PISTA

Em contraste com as curvas rápidas e extensas de Silverstone, o Hungaroring parece quase um circuito de kart: a pista é estreita, “velha guarda” e tem uma série de curvas sequenciais, o que significa que os pneus funcionarão constantemente, sem descanso.

Ultrapassar é complicado e este é um fator importante ao planejar a estratégia de corrida, pois a posição na pista é fundamental.

As altas temperaturas do verão, juntamente com o fato de que o circuito está situado dentro de um anfiteatro natural, significa que há pouco fluxo de ar, tornando o Grande Prêmio da Hungria um trabalho árduo tanto para os carros quanto para os pilotos.

O Hungaroring viu uma série de estratégias diferentes no passado: em 2020, os pneus de chuva e intermediários foram usados ​​no início da corrida por causa da chuva, mas antes disso em 2019 (com a mesma nomeação de pneus C2, C3 e C4) foram usadas estratégias de uma e duas paradas, com Lewis Hamilton fazendo duas para vencer a corrida em um final emocionante. As equipes têm muita experiência e dados sobre essa pista, pois ela faz parte do calendário desde 1986.

FÓRMULA 3: O QUE ESPERAR

A Fórmula 3 usa apenas um composto por corrida e na Hungria é o P Zero Amarelo médio, com o médio também sendo o pneu de passagem (para uso durante os treinos livres) da corrida anterior na Áustria. Este ano, com três corridas por fim de semana, os pilotos de Fórmula 3 ganham cinco jogos de pneus slick (além de dois jogos de pneus de chuva). O pneu médio foi selecionado pelas mesmas razões que os intermediários da Fórmula 1 foram escolhidos para o Grande Prêmio: oferece excelente adaptabilidade para as constantes demandas de curvas de Hungaroring, mesmo em clima quente.

MARIO ISOLA – GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI

“Com relação aos pneus, não esperamos grandes surpresas de Hungaroring, que tem sido uma constante no calendário e sinaliza o fim da primeira metade da temporada. A característica definidora da pista são todas as curvas apertadas em rápida sucessão, sem longas retas para refrescar os pneus e o clima quente. Isso torna o Hungaroring realmente mais exigente com os pneus do que parece inicialmente, então é provável que algum grau de gerenciamento seja necessário no composto macio em particular. Como resultado, a melhor estratégia nem sempre é óbvia, com diferentes abordagens frequentemente resultando em um tempo geral de corrida semelhante, dependendo das circunstâncias individuais. É por isso que muitas vezes vimos corridas taticamente intrigantes no Hungaroring, mantendo o resultado em dúvida até o final e proporcionando um desafio interessante para os engenheiros.”

OUTRAS NOTÍCIAS DA PIRELLI

Um dos maiores eventos do ano da Pirelli ocorre durante o mesmo fim de semana do Grande Prêmio da Hungria: as 24 Horas de Spa, na Bélgica, para as quais a Pirelli levará 13.000 pneus (incluindo aqueles para as corridas de apoio).

A rodada caseira da Pirelli no Campeonato Europeu de Rali, o Rally di Roma Capitale, ocorreu no fim de semana passado, utilizando etapas de asfalto em torno da capital italiana. Giandomenico Basso e Lorenzo Granai foram os vencedores, ao pilotar um Skoda Fabia R5 com pneus de rali P Zero RA.

O programa de testes de pneus slick de 18 polegadas de 2022 continuou após o Grande Prêmio da Inglaterra com Aston Martin, Haas e Red Bull entrando na pista. Continuará depois da Hungria com Ferrari, McLaren e Mercedes indo para a pista na terça e quarta-feira após o Grande Prêmio.

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