Pirelli F1: GP da Hungria – Bottas lidera com o P Zero Vermelho macio C4 no calor

sexta-feira, 30 de julho de 2021 às 16:10

Mario Isola

RESUMO DOS PNEUS DE SEXTA-FEIRA

Valtteri Bottas, da Mercedes, foi o piloto mais rápido nas temperaturas de pista mais quentes experimentadas durante todo o ano, com quase 60 graus centígrados no asfalto e 35 graus no ambiente. Max Verstappen, da Red Bull, foi o mais rápido nas condições matinais ligeiramente mais frescas do TL1. Em ambas as ocasiões, o pneu P Zero Vermelho macio C4 foi usado para definir o melhor tempo.

Apesar destas temperaturas muito elevadas, existe o risco de chuva amanhã e, esporadicamente, durante o resto do fim de semana, o que significa que as equipas maximizaram a coleta de dados hoje nas condições seca e quente.

Houve um alto grau de evolução da pista ao longo dos treinos livres, com o Hungaroring não tendo sido usado extensivamente até este fim de semana.

Em algumas das condições mais quentes já vistas em pista, todos os compostos resistiram extremamente bem, incluindo o P Zero Vermelho macio C4, que entregou máxima aderência.

Com base nos dados coletados até agora, há uma diferença de cerca de 0s7 entre o P Zero Branco duro C2 e P Zero Amarelo médio C3, bem como uma diferença de 0s9 entre P Zero Amarelo médio C3 e P Zero Vermelho macio C4: um pouco mais que o esperado.

FÓRMULA 3 – ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Arthur Leclerc, o irmão mais novo de Charles, foi o piloto mais rápido no treino classificatório da Fórmula 3 pela primeira vez para liderar uma dobradinha da Prema em condições quentes, à frente do líder do campeonato Dennis Hauger. Isto significa que o monegasco alinhará em primeiro no grid para a corrida de domingo, enquanto Jonny Edgar, da Carlin, conseguiu a pole para a corrida de abertura de amanhã em virtude do 12º lugar na classificação. De acordo com os regulamentos, apenas um composto é usado para a Fórmula 3: o P Zero Amarelo médio na Hungria. Ele teve um bom desempenho ao longo dos curtos trechos de alta na classificação de hoje, mas algum grau de gerenciamento de pneus será necessário durante a corrida se as altas temperaturas persistirem, como foi visto nos treinos livres anteriores. Se chover, a qualquer momento, os pilotos também podem enfrentar o desafio de lidar com uma pista ‘verde’ e escorregadia com pneus slick amanhã ou até mesmo ter que usar os pneus de chuva.

MARIO ISOLA – GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI

“Estas foram algumas das temperaturas de pista mais quentes de que podemos lembrar, então a degradação térmica foi definitivamente um fator durante os trechos longos, particularmente no composto macio e nos pneus traseiros. Porém, está longe de ser certo que o tempo permanecerá o mesmo, com a previsão de chuva em algum momento acrescentando mais um elemento imprevisível ao que é sempre uma corrida estrategicamente complexa. Em comparação com o ano passado, as condições mais quentes permitiram que o pneu macio tivesse um desempenho muito bom em uma única volta. Mesmo assim, pode haver vantagem em começar com o pneu médio para o Grande Prêmio, então isso será uma consideração para a estratégia de classificação. Com uma lacuna maior entre médio e macio do que esperávamos agora, passar pela sessão do Q2 no médio não é garantido para ninguém. Portanto, há muito para as equipes pensarem nesta noite”.

EB - www.autoracing.com.br

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