Pirelli F1: GP da Grã-Bretanha – Onde a velocidade encontra a história

sexta-feira, 1 de julho de 2022 às 8:00

OS PNEUS NA PISTA

 Juntamente com Suzuka, no Japão, e Spa, na Bélgica, Silverstone coloca as maiores exigências aos pneus durante todo o ano, razão pela qual os compostos mais duros da gama foram nomeados: C1 como P Zero Branco duro, C2 como P Zero Amarelo médio, e C3 como o P Zero Vermelho macio. Esta é a terceira vez que esta combinação é nomeada durante o ano.

 Curvas ultra-rápidas e de alta energia, como o complexo Maggotts e Becketts, não são o único desafio que Silverstone tem a oferecer: o clima pode ser extremamente variável, de muito sol a chuva forte.

 A corrida do ano passado foi vencida com duas trocas de pneus: uma delas ocorreu sob bandeira vermelha após a colisão entre Lewis Hamilton e Max Verstappen. Quase todos os pilotos completaram dois stints de médio e um final no duro. Este ano, os compostos e as estruturas são completamente diferentes, e não há corrida sprint de classificação – o que foi um fator na estratégia do ano passado. 

Mario Isola, diretor de esportes:

O GP da Grã-Bretanha é onde o novo show car de 2022 foi exibido no ano passado”

“O GP da Grã-Bretanha foi onde o novo show car da temporada 2022 foi exibido no ano passado, para destacar a direção futura do esporte em que embarcamos nesta temporada. Os últimos regulamentos aerodinâmicos são projetados para permitir que os pilotos sigam uns aos outros por mais tempo para dar mais chance de ultrapassagem, como vimos no Canadá, enquanto os pneus são projetados para fornecer menos superaquecimento, mais estabilidade e maior dirigibilidade dentro de uma faixa de trabalho mais ampla. Todos esses aspectos serão testados neste fim de semana, em uma das pistas mais desafiadoras para os pneus no ano.”

Fórmula 2

Os pneus P Zero Branco duro e P Zero Vermelho macio são os indicados: uma mudança com relação ao ano anterior, quando os pneus duros e médios foram usados. O nível extra entre os compostos fornecerá desempenho adicional em uma volta e mais variabilidade estratégica nas corridas. Cada piloto tem cinco conjuntos de slicks (três duros e dois macios) para usar no fim de semana. A corrida de sprint com duração de 21 voltas acontece no sábado à tarde, seguida de uma corrida de 29 voltas no domingo de manhã.

Fórmula 3

O pneu P Zero Branco duro é nomeado como o composto único: a terceira aparição em quatro rodadas até agora nesta temporada para o composto mais duro da gama, depois de Bahrein e Barcelona. A indicação é a mesma das visitas anteriores da Fórmula 3 a Silverstone em 2019 e 2020, atendendo à necessidade de lidar com as demandas de alta energia de Silverstone em uma corrida completa sem pit-stops. A corrida de sprint de 18 voltas é no sábado de manhã, com a corrida principal com 22 voltas no domingo de manhã.

WRC

O Safari Rali no Quênia, com a Pirelli fornecendo seus mais recentes pneus Scorpion para o evento do WRC mais longo do ano, foi vencido pelo piloto da Toyota Kalle Rovanpera.

GT

Os dias de teste de Spa, que consistem em dois dias de preparação para as 24 Horas de Spa no final de julho – o evento mais importante da temporada de GT da Pirelli – aconteceram de 21 a 22 de junho. O Team WRT Audi foi o mais rápido, seguido de perto pela Porsche Dinamic Motorsport.

Hot laps

O programa Pirelli Hot Laps é retomado em Silverstone: que tem alguns dos principais fabricantes de automóveis do mundo envolvidos na Fórmula 1 – que também usam pneus Pirelli na estrada – apresentando seus modelos mais recentes, com pilotos de corrida oferecendo voltas em alta velocidade aos convidados.

EB - www.autoracing.com.br

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