Pirelli F1 – GP da França: Com o pneu macio C4, Verstappen dita o ritmo

sexta-feira, 18 de junho de 2021 às 14:19

Mario Isola

RESUMO DOS PNEUS DE SEXTA-FEIRA

Max Verstappen, da Red Bull, ditou o ritmo durante os treinos livres de hoje para o Grande Prêmio da França, seguido pelas duas Mercedes de Valtteri Bottas e Lewis Hamilton. Bottas foi o mais rápido na sessão da manhã, antes que Verstappen fosse ainda mais rápido à tarde. Em ambas as ocasiões, foi usado o pneu P Zero Vermelho macio em composto C4.

As equipes usaram principalmente o composto P Zero Branco duro e P Zero Vermelho macio pela manhã, com o P Zero Amarelo médio usado extensivamente na primeira parte do TL2, seguido pelo composto macio novamente enquanto as equipes se concentraram nas simulações de classificação.

A pista estava razoavelmente ‘verde’ e escorregadia pela manhã, graças também a algum asfalto novo em partes da superfície, mas foi emborrachando progressivamente ao longo da tarde para proporcionar uma boa aderência.

As condições meteorológicas foram secas e quentes ao longo do dia, com o TL2 em andamento com 31 graus de temperatura ambiente e 49 graus de temperatura do asfalto. Esperam-se condições um pouco mais frescas para a classificação, e há possibilidade de temperaturas ainda mais baixas para a corrida, com possibilidade de chuva na manhã de domingo.

Com os compostos macios e médios sendo usados por várias voltas hoje, os intervalos entre eles são aproximadamente os esperados: cerca de 0s6 entre macio e médio, e cerca de 0s5 entre médio e duro. Isso significa que os compostos médios e macios podem desempenhar um papel importante na classificação de amanhã. 

FÓRMULA 3 – ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Frederik Vesti, da ART Grand Prix, conquistou a pole position na classificação da Fórmula 3, com todo o grid trabalhando no composto único P Zero Branco duro, de acordo com os regulamentos. A curta sessão de treinos livres permitiu aos 30 pilotos se familiarizarem com este composto no início da manhã: uma nova indicação para Paul Ricard este ano, depois que o médio foi usado em 2019. Dennis Hauger, da Prema, foi o mais rápido nos treinos livres, mas foi derrotado posteriormente para a pole por Vesti. No entanto, Calan Williams, da Jenzer, largará em primeiro na corrida sprint de amanhã, sob o regulamento de reversão de grid. Com o composto duro permitindo aos pilotos acelerarem ao máximo e sem paradas obrigatórias na Fórmula 3, defender a posição da pista e acelerar forte será a chave.

MARIO ISOLA – GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI

“Os treinos livres foram mais ou menos como esperávamos. O tempo de TL2 foi mais lento do que a sessão equivalente em 2019, principalmente devido aos ventos mais fortes de hoje, e em parte por causa de algum recapeamento parcial da pista. Vimos que os compostos médios e macios são razoavelmente próximos, o que deve colocá-los para jogo na classificação de amanhã e também ter um grande efeito na estratégia de corrida. As equipes foram capazes de reunir muitos dados bons sobre os compostos macios e médios, em particular com diferentes cargas de combustível, enquanto o duro foi usado menos extensivamente e principalmente na parte da manhã. Portanto, será interessante ver como tudo isso se traduz em cálculo de estratégia e diferentes abordagens para a classificação amanhã, que deve ser realizada novamente em condições quentes e secas aqui.”

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.