Pirelli F1: GP da Espanha – Uma sexta-feira muito movimentada na pista

sexta-feira, 2 de junho de 2023 às 16:00

O QUE APRENDEMOS

Durante as duas sessões de treinos de hoje, as equipes testaram dois conjuntos extras de pneus C1 com a nova construção que será introduzida em toda a linha Pirelli P Zero, começando com no GP da Grã-Bretanha, em Silverstone. As equipes experimentaram os protótipos de pneus desde os primeiros stints no TL1, antes de mudar para o P Zero Amarelo médio e o P Zero Vermelho macio.

A dupla da Red Bull foi a mais rápida com os macios na primeira sessão. Max Verstappen cravou 1min14s606 e Sergio Perez marcou 1min15s374. Esteban Ocon (Alpine) foi o terceiro com 1min15s418.

No TL2, Max Verstappen foi novamente o mais rápido, melhorando seu tempo da manhã em quase sete décimos. Sua melhor volta foi de 1min13s907. Em casa, Fernando Alonso (Aston Martin) foi o segundo mais rápido com 1min14s077, enquanto Nico Hulkenberg foi o terceiro pela Haas com o tempo de 1min14s177. Durante esta sessão, apenas os pilotos da Alpine testaram o P Zero Branco em seu primeiro stint. Todas as outras equipes continuaram com os pneus protótipos, médios e macios.

O melhor tempo na sessão com o C1 de teste foi estabelecido por Max Verstappen no TL2; já quando se trata do C1 disponível para este GP, a Alpine foi a única equipa a utilizá-la e o melhor tempo foi de Esteban Ocon com 1min15s999. Verstappen também foi o mais rápido com os médios: 1min14s968.

Como era de se esperar, o composto mais macio disponível aqui, o C3, mostrou alguns sinais de granulação, especialmente no ombro externo.

As nuvens só começaram a se formar acima do Circuito de Barcelona no final da segunda sessão de treinos livres, então a temperatura da pista estava mais baixa do que pela manhã. Na verdade, passou de um máximo de 45,1°C no TL1 para 38,1°C no TL2. A temperatura do ar variou entre 23ºC e 27°C ao longo do dia.

Os tempos de volta são substancialmente mais rápidos do que no ano passado, o que se deve aos carros serem mais rápidos, combinado com a remoção da chicane final. Em 2022, o melhor tempo do TL2 com pneus macios foi de 1min19s670, estabelecido por Charles Leclerc na Ferrari, que é 5s7 mais lento que o melhor tempo de hoje.

Simone Berra – Engenheiro chefe

“Foi uma sexta-feira muito movimentada no Circuito de Barcelona. Para além do programa habitual, com as equipes avaliando os três compostos disponíveis para o GP, experimentaram ainda dois jogos de pneus C1, de construção nova, que serão utilizados a partir do GP da Grã-Bretanha, em Silverstone. O aumento da carga de trabalho de pista fez com as equipes estivessem ocupadas ao longo das duas horas. Quanto à nova construção, a análise inicial dos dados coletados sugere que ela corresponde às nossas previsões em termos de comportamento. Ou seja, que oferece desempenho semelhante em comparação com a construção atual. Portanto, é interessante notar que algumas equipes usaram um dos dois conjuntos disponíveis para fazer stints mais longos com este composto duro para coletar dados para a corrida de domingo. De fato, ao longo do duas horas de treinos livres, apenas uma equipe usou o pneu de faixa branca. 

O C1 apresentado este ano foi baseado na experiência do GP da Espanha do ano passado, quando pneu o duro, agora chamado C0, quase não foi usado na corrida porque seu desempenho era inadequado, enquanto o atual C1 agora parece um dos mais prováveis pneus da prova, razão pela qual alguns pilotos têm dois conjuntos disponíveis para domingo.

Por fim, vale destacar que a volta mais rápida de hoje já é quase tão rápida quanto sugeriram as simulações de pole position e que, aqui em pista permanente e apesar das incógnitas quanto ao que cada equipe está fazendo, os tempos estão muito próximos, com 17 pilotos com menos de um segundo de diferença no TL2.”

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