Pirelli F1: GP da Espanha com uma série de novidades

sexta-feira, 2 de junho de 2023 às 8:00

GP DA ESPANHA COM UMA SÉRIE DE NOVIDADES

MARIO ISOLA – DIRETOR DE MOTORSPORT

“Barcelona é a pista de testes perfeita”

Tradicionalmente, Barcelona tem sido um dos locais mais utilizado para testes: tanto para carros quanto para pneus. É uma pista completa, com vários tipos diferentes de velocidades e curvas, com uma reta muito longa. Como resultado, a eficiência aerodinâmica é fundamental para ser competitivo. O último setor foi modificado para este ano, voltando ao layout original, sem uma chicane final. Isso a torna uma pista muito mais fluida agora e também aumenta a velocidade de entrada na reta principal.

Há dois trechos, a curva 3 e a curva 9, que são particularmente exigentes em termos de forças laterais exercidas sobre os pneus. Escolhemos os mesmos três tipos de pneus da abertura da temporada no Bahrein, mas é importante lembrar, quando comparado ao ano passado, o C1 deste ano é um composto totalmente novo, projetado especificamente para preencher a lacuna entre o pneu mais duro da gama (agora chamado de C0) e o C2.

Em teoria, isso deve dar às equipes uma gama maior de escolhas estratégicas, já que o composto mais duro disponível no ano passado não foi usado na corrida. Outra novidade é a chance que os pilotos terão durante as duas primeiras sessões de treinos livres para experimentar dois conjuntos adicionais de pneus duros, que apresentam a nova construção, e que serão utilizados a partir do GP da Inglaterra.

Além do uso de um material novo, que já foi homologado após um extenso programa de testes, a especificação mais recente é idêntica à versão anterior. Inicialmente, isso estava previsto para 2024, mas sua introdução agora foi antecipada para tornar a estrutura mais resistente à fadiga, já que as cargas geradas pelos carros atuais já atingiram as metas estabelecidas para o final da temporada após apenas algumas corridas. Esta nova construção não tem impacto nos parâmetros técnicos ou no desempenho dos pneus. Também continuamos nossa campanha de testes para 2024 após a corrida, com Mercedes e Ferrari na pista por mais dois dias enquanto desenvolvemos os compostos para o próximo ano.”

OS PNEUS NA PISTA

As equipes terão o C1 como P Zero Branco duro, C2 como P Zero Amarelo médio e C3 como P Zero Vermelho macio à sua disposição em Barcelona.

A pista passou por uma grande modificação este ano. A chicane final (curvas 14 e 15) que foi introduzida em 2007, agora foi removida. Com a pista voltando à sua configuração original. Outras melhorias dizem respeito à primeira curva, com uma área de escape mais larga e novas barreiras.

Essa mudança fundamental para o setor final o tornará mais fluido e menos severo para os pneus em termos de tração. As curvas à esquerda são feitas principalmente em baixa velocidade, enquanto as curvas à direita tendem a ser de alta.

No ano passado, o vencedor da corrida foi Max Verstappen, da Red Bull, que usou uma estratégia de três paradas, assim como a maioria de seus rivais, alternando entre macios e médio. Com a introdução do novo pneu duro, isso agora adiciona outro fator estratégico.

Fórmula 2

Frederik Vesti (Prema Racing) conquistou a vitória na Feature Race em Mônaco e com ela a liderança do campeonato de pilotos da Fórmula 2. O dinamarquês, com 89 pontos, chega a Barcelona com cinco de vantagem sobre Theo Pourchaire (ART Grand Prix) e 20 sobre Ayumu Iwasa (DAMS). Para Barcelona, a Pirelli trará os compostos macios P Zero Branco e P Zero Vermelho.

Formula 3

Depois de Mônaco, Gabriel Bortoleto segue na liderança da classificação de pilotos, com 73 pontos. Gabriele Minì (Hitech Pulse-Eight) aproveitou a vitória em Mônaco para subir ao segundo lugar, 17 pontos atrás do piloto da Trident. Grégoire Saucy (ART Grand Prix) caiu para o terceiro lugar, com 47 pontos. O composto escolhido para Montmeló é o P Zero Branco duro.

EB - www.autoracing.com.br

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