Pirelli F1: GP da Bélgica – Verstappen o mais rápido, Leclerc na pole

sexta-feira, 28 de julho de 2023 às 16:55

Charles Leclerc

O DIA NA PISTA

Mais uma vez nesta temporada de 2023, o piloto mais rápido na classificação foi Max Verstappen. No entanto, o campeão holandês não vai largar na pole position, mas sim da sexta posição, já que terá que cumprir uma penalização por usar a sua quinta caixa de câmbio na temporada (uma a mais em relação às quatro permitidas no regulamento). Largando da primeira posição do grid estará Charles Leclerc, cujo tempo no Q3 de 1min46s988 foi 820 milésimos de segundo mais lento que o de Verstappen. Completando a primeira fila no domingo estará Sergio Perez, terceiro mais rápido hoje, com 1min47s045.

O clima foi o principal ponto de discussão hoje, com a chuva caindo o dia todo até pouco antes do início da classificação. Na única sessão de treinos livres do final de semana, apenas pneus de chuva e intermediários foram utilizados, este último também no Q1. Para o início do Q2, os pilotos também tentaram utilizar por um tempo os pneus intermediários, mas grandes trechos da pista secaram rapidamente, levando os pilotos a mudarem para os macios, que foram usados até o final do Q3.

O Prêmio Pirelli de Pole Position foi entregue a Max Verstappen por Mario Isola, diretor de Motorsport da Pirelli.

SIMONE BERRA – ENGENHEIRO CHEFE

“Foi um dia interessante e útil para entender o comportamento dos dois tipos de pneus para a pista molhada, enquanto era impossível reunir dados sobre pneus secos para a corrida, já que os slicks foram usados apenas na classificação. O pneu mais utilizado foi o intermediário, que se comportou bem, tanto quando havia muita água na pista, como foi o caso nos treinos livres e no Q1, quanto quando a pista estava secando rapidamente, como no Q2. Também foi possível ter uma ideia suficientemente precisa da diferença de tempo dos intermediários para os slicks (em torno de 110%), enquanto entre os pneus de chuva extrema e os intermediários é muito mais difícil de avaliar, já que eles foram usados na primeira parte dos treinos livres, quando equipes e pilotos ainda procuravam entender as condições da pista. Pelo que observamos, podemos dizer que o pneu de chuva extrema, que já não necessita de cobertores térmicos desde o GP de Mônaco deste ano, respondeu bem em termos de aquecimento, mesmo com as temperaturas relativamente baixas, em torno de 20 °C tanto para o ar quanto para a pista. O pneu macio também proporcionou imediatamente boa aderência na classificação, mesmo que a pista claramente não estivesse em condições ideais.

A previsão para amanhã definitivamente não é animadora, em termos de chuva, o que pode ter um impacto significativo no novo formato com Corrida Sprint, enquanto para domingo parece que as condições devem melhorar. Aconteça o que acontecer, podemos esperar dois dias de surpresas e emoção”.

EB - www.autoracing.com.br

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