Pirelli F1: GP da Áustria – Mais uma pole position em Spielberg para Max Verstappen

sexta-feira, 30 de junho de 2023 às 18:50

Max Verstappen (Red Bull) garantiu a pole position no GP da Áustria com o tempo de 1min04s391, no final de uma sessão classificatória muito emocionante. Esta foi a 26ª pole do holandês, a quinta dele em Spielberg. Ao seu lado no grid de largada na tarde de domingo estará Charles Leclerc (Ferrari), a apenas 48 milésimos da pole, enquanto a outra Ferrari, de Carlos Sainz (1min04s581), larga em terceiro, na segunda fila, com Lando Norris (McLaren) ao seu lado, que marcou 1min04s658.

O DIA NA PISTAA única sessão de treinos livres do fim de semana teve muita atividade na pista, já que esses 60 minutos foram a única oportunidade para equipes e pilotos avaliarem as configurações do carro, bem como avaliar o comportamento dos pneus com diferentes cargas de combustível. Foram completadas 604 voltas, o equivalente a 2.608,072 quilômetros. A AlphaTauri completou o maior número de voltas de todas as equipes (70), enquanto os pilotos mais exigidos foram Oscar Piastri e Nyck de Vries, ambos com 36 voltas.

Todos os três compostos trazidos para Spielberg pela Pirelli foram usados no TL1, com 16 dos 20 pilotos tentando pelo menos dois tipos diferentes de pneus. Dos que usaram apenas um, três pilotos, Norris, Ocon e Alonso foram para o médio, enquanto Sargeant optou pelo macio.

Três equipes tentaram um jogo de pneus duros com seus dois pilotos: Red Bull, Ferrari e Mercedes. A Red Bull foi a única equipe a não usar pneus macios em nenhum de seus carros no TL1.

A classificação para determinar o grid de largada para o GP da Áustria foi realizada em condições climáticas diferentes das vistas nos treinos livres. A cobertura de nuvens foi se acumulando e, como resultado, a pista ficou mais fria. A temperatura ambiente caiu de 32 °C para 27 °C, enquanto mais significativamente, a pista passou de 52 °C para 36 °C.

O Q1 foi muito disputado, com todos os 20 pilotos no mesmo segundo. Houve um breve período de bandeira vermelha nos primeiros minutos depois que Bottas rodou, embora ele tenha conseguido voltar aos boxes e passar para o Q2. Todos os pilotos usaram pneus macios, uma mistura de novos e alguns usados no TL1.

Os tempos foram novamente muito próximos no Q2, com o décimo colocado, Albon, a apenas 436 milésimos de segundo mais lento que Verstappen, que foi o mais rápido. Todos os pilotos usaram pelo menos dois conjuntos de pneus macios novos, tendo que fazê-lo não apenas por causa da igualdade entre todos, mas também por conta dos muitos tempos de volta que foram cancelados, por excederem os limites de pista – um total de 47 no final do Q3.

No Q3, quatro pilotos (Verstappen Leclerc, Sainz e Hamilton) usaram dois conjuntos de macios novos, enquanto os outros optaram por um novo e um usado. Dos dez primeiros de hoje, apenas Verstappen e Leclerc terão um jogo de pneus macios novos para usarem, caso cheguem ao Q3 no Sprint Shootout de amanhã.

O Pirelli Pole Position Award foi entregue a Max Verstappen por Mario Isola, diretor de automobilismo da Pirelli.

MARIO ISOLA – DIRETOR DE MOTORSPORT

“O segundo fim de semana de Corrida Sprint da temporada começou com um dia muito movimentado e todos os pilotos andando muito próximos, se considerar que no Q1, os tempos de todos os 20 pilotos foram separados por menos de nove décimos de segundo. No que diz respeito ao comportamento dos pneus, não houve surpresas particulares, com o tempo de pole muito próximo do previsto, enquanto as diferenças entre os compostos coincidiram com as nossas simulações: meio segundo entre duro e médio, quatro décimos entre médio e macio. A pista acabou sendo muito bem emborrachada, graças às séries F2 e F3 rodando na pista antes da única sessão de treinos livres da F1, disputada em temperaturas bastante altas. Os sessenta minutos viram muita ação na pista, com vários stints longos interessantes com os pneus duros, composto que teve um bom desempenho. As temperaturas foram muito diferentes na classificação, significativamente mais frias, com a pista indo de 52 a 38 °C, de modo que a evolução da pista não foi linear. Quanto ao clima, temos que levar em consideração que há uma boa chance de chuva, especialmente durante o Sprint Shootout, embora talvez não tão significativamente quanto se esperava anteriormente.”

EB - www.autoracing.com.br

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