Pirelli F1 – GP da Arábia Saudita: Pneus do meio da gama para a corrida noturna em Jeddah
sexta-feira, 17 de março de 2023 às 8:00
PNEUS DO MEIO DA GAMA PARA A CORRIDA NOTURNA EM JEDDAH
Mario Isola – Diretor de Motorsport
“É fundamental encontrar a configuração certa e estar pronto para qualquer coisa em Jeddah: uma pista que é muito diferente do Bahrain”
“Para a rápida pista de Jeddah, confirmamos as mesmas escolhas de compostos do ano passado, pois mostraram uma consistência muito boa durante todo o fim de semana de corrida. Nas duas corridas realizadas até agora, o GP da Arábia Saudita tem sido bastante imprevisível por causa das frequentes intervenções do safety car e neutralizações, típicas de um circuito de rua. A estratégia de uma parada foi a opção mais rápida em 2022, quando um safety car levou a um pit stop antecipado para a maioria dos pilotos, que terminaram a corrida com o pneu duro. Max Verstappen e Charles Leclerc lutaram muito nesta estratégia graças também à durabilidade dos pneus, com o piloto da Red Bull vencendo por menos de um segundo no final de uma grande corrida. As equipes também terão que trabalhar duro na configuração do carro, porque só terão os treinos livres para ajustar o equilíbrio nesta pista com os pneus mais recentes. A primeira corrida no Bahrein foi toda sobre tração e frenagem, mas Jeddah se concentra em forças laterais, com características completamente diferentes de Sakhir”
OS PNEUS NA PISTA
Para o GP da Arábia Saudita, C2 é o P Zero Branco duro, C3 é o P Zero Amarelo médio e C4 é o P Zero Vermelho macio.
Jeddah é o circuito de rua mais rápido do calendário. A pista foi projetada há três anos e tem sido continuamente melhorada desde então. Este ano, há algumas novas faixas de ruído nas áreas de escape. Algumas muretas de proteção foram reposicionadas, como as das curvas 8 e 10 (para melhorar a visibilidade na entrada) e da curva 23 (para diminuir a velocidade da curva).
A configuração do carro será muito diferente do Bahrein. Para Jeddah, é importante ter uma boa estabilidade nas curvas rápidas que caracterizam a pista.
O circuito oferece um nível médio de aderência, mas a areia soprada na superfície pode influenciar para um asfalto de baixa abrasão. A pista, com vista para o Mar Vermelho, não é especialmente exigente em termos de tração e frenagem, com forças laterais afetando predominantemente os pneus.
Como foi o caso no Bahrein, esta será mais uma corrida noturna – mas a largada acontece duas horas depois, às 20h00 (horário local). Este é o mesmo horário em que a classificação e o TL2 também são executados. Espera-se que as temperaturas permaneçam em grande parte consistentes ao longo de cada uma dessas sessões, bem como na corrida. As demais sessões de treinos livres estão marcadas para o fim da tarde, em temperaturas asfálticas que podem facilmente ser 10 graus mais quentes.
Théo Pourchaire (ART Grand Prix), que venceu a Feature Race em Sakhir, atualmente lidera o campeonato de pilotos de Fórmula 2. Ralph Boschung (Campos Racing), primeiro na Sprint Race e segundo colocado na Feature Race de domingo, está apenas quatro pontos atrás. A segunda rodada do campeonato será realizada em Jeddah neste fim de semana, com os compostos P Zero Amarelo médio e P Zero Roxo supermacios indicados.
WRC
O Rali do México, a terceira rodada do Campeonato Mundial de Rali, o WRC, equipado com Pirelli, acontece no mesmo final de semana do GP da Arábia Saudita. Os pneus Scorpion da Pirelli farão sua estreia na temporada no México, na primeira rodada de cascalho do campeonato.
ERC
Na rodada de abertura do Campeonato Europeu de Rali, o ERC, com o Rali das Serras de Fafe, a Pirelli fez um triplete ao vencer em todas as categorias, levando Hayden Paddon e o seu navegador John Kennard ao topo do pódio geral com um Hyundai i20 N Rally2. O ex-Pirelli Star Driver conquistou a vitória no evento de cascalho no último fim de semana, registrando sua primeira conquista no ERC. Os pilotos da Pirelli também triunfaram nas categorias RC3 e RC4, com Jon Armstrong (Ford Fiesta) e Roberto Daprà (Peugeot 208). Todas as equipes da Pirelli usaram pneus da linha Scorpion para cascalho nos três carros.
Intercontinental GT Challenge
Uma dobradinha BMW nas recentes 9 Horas de Kyalami, segunda rodada do Intercontinental GT Challenge Powered by Pirelli. A margem de vitória foi de apenas 1s7 após um dia inteiro de corridas na pista sul-africana, que sediou a Fórmula 1 pela última vez em 1993 como a abertura da temporada.
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