Pirelli F1 – Estreia forte em Baku para os pneus P Zero Vermelho macios

sexta-feira, 4 de junho de 2021 às 13:59

Liam Lawson

RESUMO DOS PNEUS DE SEXTA-FEIRA

Os pilotos da Red Bull foram os mais rápidos em ambas as sessões de treinos livres de uma hora de hoje, com Max Verstappen liderando o TL1 e Sergio Pérez sendo ainda mais rápido no TL2: nas duas ocasiões usando o pneu mais macio da gama da Pirelli na Fórmula 1. Ele chega a Baku pela primeira vez como o P Zero Vermelho macio (C5) neste fim de semana.

O melhor tempo de Pérez no TL2 (1m42s115s) foi mais de meio segundo mais rápido do que o melhor tempo do TL2 em 2019, quando a corrida foi realizada pela última vez. Na ocasião, a indicação no pneu foi um nível mais dura.

Com o Grande Prêmio do Arzebaijão realizado mais de um mês depois, em comparação com 2019, o clima estava extremamente quente o dia todo, com temperaturas ambientes de cerca de 30 graus e temperaturas de pista que atingiam um pico de 50 graus à tarde (16 graus e mais do que o TL2 em 2019).

As equipes se concentraram principalmente no P Zero Amarelo médio e P Zero Vermelho macio, com mais um tempo de pista limitado no P Zero Branco duro.

A partir dos dados de simulação, a diferença de desempenho entre o pneu duro e o médio é de aproximadamente 0s6 por volta, enquanto a lacuna entre médio e macio é de cerca de 0s8 por volta. 

FÓRMULA 2 – ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Liam Lawson liderou a dobradinha da Hitech Grand Prix na classificação, após os treinos livres da manhã (onde seu companheiro de equipe Juri Vips foi o mais rápido). Todos os pilotos usaram o pneu P Zero Roxo supermacio na classificação: o composto mais rápido e mais aderente da linha, que se adapta bem ao escorregadio circuito de rua de Baku. O ex-campeão de F3 Robert Schwartzman se classificou em 10º com a Prema, o que significa que ele largará a primeira corrida de amanhã na pole. Como esperado, houve uma grande diferença de desempenho para o P Zero Amarelo médio – nomeado pela primeira vez este ano – o que deve resultar em algumas estratégias de corrida interessantes. Com algumas retas longas em Baku, alguns pilotos tentaram se beneficiar de um “reboque” na classificação: seguir outro piloto de perto para explorar o vácuo feito pelo carro da frente.

MARIO ISOLA – GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI

“Como esperado, tivemos uma superfície escorregadia no início do dia, com evolução de pista bastante rápida. Foi um dia quente em Baku com temperaturas de asfalto acima de 50 graus centígrados, mas isso não conta toda a história, porque há tanta luz e sombra neste circuito de cidade que a temperatura da pista na realidade pode ser muito variada, levando a níveis de aderência variáveis. Acostumar-se a isso, bem como equilibrar a aderência entre os eixos dianteiro e traseiro e descobrir qual o composto – macio ou médio – será a escolha ideal para começar a corrida foram as principais tarefas de hoje, ao longo de um exigente treino livre que também foi influenciado pelas bandeiras amarelas e vermelhas. Esta não é uma pista fácil de controlar e a superfície ainda está em evolução, então há muito para as equipes analisarem antes da classificação, com apenas um pouco de granulação vista nos compostos mais macios nestas altas temperaturas até agora. Como é a primeira vez que estamos aqui com os pneus mais macios da gama, as diferenças de desempenho são uma estimativa, mas todos os três compostos devem desempenhar um papel importante.”

EB - www.autoracing.com.br

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