Pirelli F1 – Escolha de pneus: Baku, Miami e Imola

domingo, 9 de abril de 2023 às 11:25

Pneus 2023

Para os próximos GPs, no Azerbaijão (28 a 30 de abril) e Miami (5 a 7 de maio), a Pirelli indicou os mesmos três compostos usados para essas corridas no ano passado. Em Ímola (19-21 de maio), as nomeações serão mais macias do que as feitas para 2022.

No circuito de rua de Baku, as equipes terão à sua disposição o C3 como P Zero Branco duro, C4 como P Zero Amarelo médio e C5 como P Zero Vermelho macio. Este é o trio de compostos mais macios da gama da Pirelli, que são bem adequados para as curvas apertadas neste circuito urbano, bem como para as longas retas, onde os carros atingem uma velocidade máxima de 340 km/h. A estratégia mais comum para o GP do Azerbaijão é de uma parada, embora algumas equipes tenham parado duas vezes no ano passado para tirar proveito de um safety car virtual antes da bandeira quadriculada. A prova foi realizada no início de junho de 2022, com a degradação térmica se tornando um fator considerado, devido à alta temperatura do asfalto.

Para Miami, a Pirelli nomeou três compostos do meio da gama, com C2 como P Zero Branco duro, C3 como P Zero Amarelo médio e C4 como P Zero Vermelho macio. O foco está na versatilidade para esta pista de rua ao redor do Hard Rock Stadium, que conta com 19 curvas e três longas retas. A corrida pode ser completada parando apenas uma vez – como vários pilotos demonstraram no ano passado com uma boa gestão de um stint de abertura no pneu médio. O clima na Flórida é uma variável constante, com o risco de vento e chuva, outros fatores a serem considerados.

Para o GP da Emília-Romanha, pneus mais macios foram escolhidos devido ao baixo desgaste dos pneus visto no ano passado. O C3 é o P Zero Branco duro, C4 é P Zero Amarelo médio e C5 é P Zero Vermelho macio. Um novo formato de classificação também será adotado em Ímola, com apenas um composto usado em cada sessão. No Q1, apenas o duro estará disponível, o Q2 contará apenas com o médio, enquanto o macio será usado apenas no Q3. Esta “alocação alternativa de pneus”, que também será usada em outro fim de semana de corrida este ano após Imola, reduz o total de pneus para cada carro de 13 jogos para 11 por fim de semana. O novo Cinturato Azul Full Wet, primeiro pneu de chuva da Pirelli que não precisa de cobertores de pneus, também fará sua estreia na corrida italiana.

Pneus Azerbaijao 2023

Pneus Miami 2023

Pneus Imola 2023

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.