Pirelli F1 – Compostos P Zero mais macios selecionados pela primeira vez em Baku

sexta-feira, 4 de junho de 2021 às 8:00

GP do Azerbaijão – 2019

POR QUE ESCOLHEMOS OS PNEUS

Os pneus mais macios da linha de Fórmula 1 da Pirelli foram selecionados para o Grande Prêmio do Azerbaijão pela primeira vez: C3 como P Zero Branco duro, C4 como P Zero Amarelo médio e C5 como P Zero Vermelho macio. Notavelmente, esta é uma escala mais macia do que em 2019 (a última vez que a corrida foi realizada) e a mesma nomeação de Mônaco.

Esta escolha foi feita para introduzir um elemento estratégico extra: da última vez, o composto duro não foi utilizado durante a corrida. Indo um passo mais macio traz uma escolha complexa para jogo e encoraja mais variantes nas estratégias.

A superfície da pista no circuito de rua de Baku é uma das menos agressivas em termos de rugosidade do asfalto e não consome muita energia dos pneus, tornando os compostos mais macios da gama uma escolha ideal.

CARACTERÍSTICAS DA PISTA

Baku foi descrito por pilotos no passado como tendo a complexidade de Mônaco, mas com a velocidade de Monza. Embora este não seja exatamente o caso, isso dá uma boa visão sobre a natureza do circuito de rua mais rápido e longo do calendário na perspectiva de um piloto.

Além disso, Baku tem todas as características esperadas de um circuito de rua: uma superfície ‘verde’ e escorregadia que tende a evoluir rapidamente, especialmente porque não é usada há dois anos. As barreiras são implacáveis​​e também extremamente estreitas em um ponto (Curva 9): tudo isso aumenta a probabilidade de um safety car, obviamente afetando a estratégia de corrida por sua vez.

A estratégia vencedora da última vez foi uma parada de macio para médio, que foi usada pelos quatro primeiros colocados. Charles Leclerc terminou em quinto lugar para a Ferrari fazendo o oposto: indo de médio para macio (mais uma segunda parada tardia para macios para definir a volta mais rápida). Havia uma janela de pit stop bastante ampla, com alguns pilotos fazendo trechos longos com o pneu C3 médio (agora o duro para a corrida deste ano).

Baku é apelidada de “cidade dos ventos” devido a essa característica frequente e variável. Isso, obviamente, afeta o equilíbrio aerodinâmico em uma pista que já é complicada em termos de configuração.

Devido à longa reta em Baku, as equipes tendem a apresentar baixos níveis aerodinâmicos. Isso claramente enfatiza a aderência mecânica dos pneus ao longo das 20 curvas exigentes.

FÓRMULA 2: O QUE ESPERAR

A Fórmula 2 retorna a Baku como terceira etapa da temporada, agora utilizando pneus de 18 polegadas pela primeira vez. Assim como em 2019, os pneus P Zero Amarelo médio e P Zero Roxo supermacio foram selecionados, proporcionando uma grande diferença de desempenho entre os dois compostos e adicionando variáveis estratégicas. Esta será a primeira vez que o composto médio será utilizado na Fórmula 2 nesta temporada, enquanto as equipes já têm experiência com o supermacio em Mônaco. O médio foi redesenhado este ano para melhorar a resistência à granulação e a diferença de desempenho em comparação com o supermacio aumentou ligeiramente.

MARIO ISOLA – GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI

“De um circuito único para outro: Baku oferece um teste muito diferente de Mônaco, mas a precisão necessária para evitar problemas é semelhante. Pela primeira vez, trazemos os pneus mais macios da gama para o Azerbaijão, como também visto em Monte Carlo. O motivo desta indicação é que o pneu duro não foi utilizado na corrida de Baku em 2019, enquanto o médio foi usado extensivamente. Ao realinhar as indicações, esperamos ver todos os três compostos desempenhando um papel importante e levando a algumas estratégias diferentes. Na Fórmula 2, há um degrau entre os compostos, assim como foi o caso na rodada de abertura, no Bahrein. Isso cria um diferencial maior entre os pneus e, novamente, leva a algumas corridas e táticas divertidas em um circuito desafiador que é conhecido por ser um lugar onde tudo pode acontecer.”

OUTRAS NOTÍCIAS DA PIRELLI

O Rali de Portugal aconteceu durante o fim de semana do Grande Prêmio de Mônaco – a primeira prova dos pneus de cascalho Scorpion KX 2021 da Pirelli – resultando na vitória do piloto da Toyota Elfyn Evans e de três fabricantes diferentes entre os cinco primeiros colocados.

No último fim de semana aconteceu a última rodada do GT World Challenge Europe equipado com pneus Pirelli, com a corrida de seis horas e de 1000 quilômetros em Paul Ricard, na França. A GPX Racing Porsche venceu, com Matt Campbell, Earl Bamber e Mathieu Jaminet dividindo a direção.

A Lamborghini também demonstrou a última versão EVO2 de seu carro Huracan Super Trofeo, que será utilizado a partir do próximo ano. Como todo Lamborghini feito para estrada ou pista, ele roda exclusivamente com pneus P Zero.

O programa de testes da Pirelli em 2022 de 18 polegadas na Fórmula 1 continuou na semana passada com dois dias de testes de pneus de chuva em Paul Ricard com os pilotos da Ferrari, Charles Leclerc e Carlos Sainz. Em ambos os dias, os intermediários de 18 polegadas foram testados pela manhã, antes de mudar para os de chuva pesada à tarde.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.