Pirelli F1: Compostos mais macios para a renovada pista de Yas Marina

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021 às 8:00

POR QUE ESCOLHEMOS OS PNEUS

A mais longa temporada da Fórmula 1 termina com sua 22ª corrida, o Grande Prêmio de Abu Dhabi. Depois de duas novas pistas, no Catar e na Arábia Saudita, o circuito de Yas Marina é um desafio mais familiar – embora a pista tenha sofrido modificações significativas este ano. No entanto, com base na simulação e outros dados, os mesmos compostos de 2020 foram nomeados: C3 como o P Zero Branco duro, C4 como o P Zero Amarelo médio e C5 como o P Zero Vermelho macio.

As mudanças na pista, que foram projetadas para fornecer mais oportunidades de ultrapassagem, aumentarão as velocidades e cargas em algumas curvas. No entanto, o asfalto da pista continua liso, com um nível médio de desgaste dos pneus. É por isso que os três compostos mais macios na gama P Zero continuam a ser a escolha mais apropriada.

CARACTERÍSTICAS DA PISTA

Várias mudanças foram introduzidas no layout do circuito, que estava inalterado desde sua estreia, em 2009. No início da volta, a chicane que formava as Curvas 5 e 6 será contornada com uma reta. O grampo seguinte foi antecipado e alargado, aumentando a velocidade carregada para a reta subsequente. Uma curva longa e ligeiramente inclinada foi criada para substituir o complexo técnico de curvas (Curvas 11-14) que existia anteriormente. Perto do final da volta, as quatro curvas apertadas que circundam o hotel Yas Marina (curvas 17-20) foram todas abertas e feitas mais rapidamente.

Essas mudanças encurtaram o circuito em 273 metros, o que significa que a distância da corrida foi aumentada de 55 para 58 voltas e os tempos das voltas cairão cerca de 14 segundos.

Como de costume, a corrida vai começar um pouco antes do pôr do sol e correr para a escuridão, com a temperatura da pista caindo rapidamente: por sua vez, afetando o comportamento dos pneus. O TL2 e a classificação são as duas únicas sessões relevantes, com os outros dois treinos livres a decorrer no calor do dia.

A estratégia vencedora do ano passado, com a mesma nomeação de pneus, foi de médio a duro: a mesma tática usada por todos os três primeiros. Apenas três pilotos pararam mais de uma vez, e foi a sexta vez consecutiva que o Grande Prêmio de Abu Dhabi foi vencido pelo pole.

FÓRMULA 2: O QUE ESPERAR

A temporada da Fórmula 2 também se encerra em Abu Dhabi. A nomeação dos pneus será a mesma das rodadas anteriores em Jeddah, com o P Zero Amarelo médio e o P Zero Roxo supermacio disponíveis. Esta será a primeira visita da F2 a Abu Dhabi desde 2019 e, portanto, a primeira vez que correrão com pneus de 18 polegadas. Como de costume, os pilotos têm seis conjuntos no total (quatro médios e dois supemacios) para usar no fim de semana. Um teste de pós-temporada para a F2 será realizado de quinta a sábado após a corrida.

MARIO ISOLA – GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI

“O circuito de Yas Marina é um local familiar para a última corrida do ano, mas as modificações na pista irão proporcionar uma nova reviravolta e promete nos dar uma conclusão empolgante para o que tem sido uma temporada emocionante. Esta será a primeira vez que enfrentaremos essa nova configuração, incluindo algumas áreas com asfalto novo, mas pudemos contar com simulações e outras informações com antecedência para nos prepararmos. Em geral, com a criação de algumas curvas mais rápidas, a pista fica mais veloz e com mais oportunidades de ultrapassagem. O resultado dessas mudanças são cargas verticais maiores, especialmente nos pneus dianteiros. Mas não esperamos que a severidade geral aos pneus mude significativamente, e é por isso que nomeamos os pneus mais macios da linha. Após a corrida, as equipes terão a chance de testar a especificação final de pneus de 18 polegadas para 2022 usando carros mula. A primeira vez que veremos o pacote definitivo de novos pneus com 2022 carros em ação será durante os testes de pré-temporada do próximo ano, no final de fevereiro”.

OUTRAS NOTÍCIAS DA PIRELLI

Haverá dois dias de testes de pós-temporada na terça e quarta-feira após o Grande Prêmio. Em ambos os dias as equipas poderão testar os novos pneus 2022 de 18 polegadas, tendo de escolher apenas um dos dois dias para o teste dedicado a jovens pilotos com pneus de 13 polegadas.

A rodada final do Intercontinental GT Challenge, equipado com Pirelli, que seria realizada em Kyalami, na África do Sul, foi remarcada. Ela era para ser realizada no último fim de semana, mas foi adiada devido a restrições de viagens relacionadas a COVID. Agora acontecerá de 3 a 5 de fevereiro: três semanas antes do início da temporada de 2022 GT em Bathurst, Austrália.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.