Pirelli F1: Compostos mais macios da gama para a etapa do Azerbaijão

sexta-feira, 28 de abril de 2023 às 8:00

Mario Isola – Diretor de Motorsport

“Equilibrar as temperaturas dos pneus será uma das chaves para o fim de semana”

Baku apresenta um conjunto único de características no calendário da Fórmula 1, com uma seção muito lenta que é típica de um circuito de rua, bem como outras partes da pista que são muito rápidas. Estamos trazendo os três compostos mais macios da linha 2023, que são bem adequados para este local. Um dos aspectos mais cruciais para o fim de semana será não apenas encontrar o setup ideal, mas também equilibrar o gerenciamento de pneus. Os pneus do eixo dianteiro precisam estar quentes o suficiente para garantir uma aderência ideal – apesar das longas retas que os resfriam – mas é igualmente importante não superaquecer os traseiros na fase de tração. Portanto, a chave é equilibrar as temperaturas adequadamente entre a dianteira e a traseira, porque há um grande risco de bloqueios e a proximidade dos muros no Azerbaijão não permite erros, como vimos em corridas anteriores aqui. Este ano, a classificação para a Corrida Sprint (Sprint Shootout) faz sua estreia na manhã de sábado para determinar o grid para a Corrida Sprint à tarde, com os pilotos obrigados a usar um conjunto de meio da gama para cada uma das duas primeiras sessões de Shootout, depois um conjunto de macio para a sessão final. Isso representa um desafio extra para as equipes e também para a Pirelli, pois haverá menos dados de longo prazo disponíveis, mas estamos confiantes de que isso oferece uma oportunidade de adicionar emoção ao show espetacular de um fim de semana de GP de Fórmula 1.

OS PNEUS NA PISTA

A Pirelli leva os pneus mais macios da gama de F1 para o circuito de rua de Baku: C3 como o P Zero Branco duro, C4 como P Zero Amarelo médio e C5 como P Zero Vermelho macio.

Há um novo formato de corrida neste fim de semana. Uma nova sessão de classificação chamada Sprint Shootout decidirá o grid para a primeira Corrida Sprint do ano, tomando o lugar do TL2. O piloto mais rápido do Sprint Shootout receberá o Pirelli Sprint Shootout Award.

O Sprint Shootout acontecerá no sábado às 12h30, horário local, dividido em três sessões de classificação: Q1, com 12 minutos de duração, seguido por uma sessão Q2 de 10 minutos e uma sessão Q3 de oito minutos. As equipes têm que usar novos conjuntos de pneus: o médio para o Q1 e Q2, seguido pelo macio para o Q3.

O resultado do Sprint Shootout determinará o grid para a Corrida Sprint, que começa às 17h30 de sábado, horário local. A classificação da Sprint não afeta o grid do GP de domingo, que será decidido com a habitual sessão de classificação, desta vez realizada na tarde de sexta-feira, com o pole position recebendo o Pirelli Pole Position Award.

A duração reduzida do Sprint Shootout teoricamente permite que os pilotos façam um pit stop no Q1, mas não nas outras duas sessões – onde há tempo para fazer duas voltas cronometradas, mas não para fazer uma parada. Cada piloto terá dois conjuntos de pneus duros, quatro conjuntos de médios e seis conjuntos de macios (12 jogos no total): um conjunto a menos em comparação com um final de semana convencional. Além disso, há uma alocação para pista úmida de quatro conjuntos de Cinturato Verde intermediário e três conjuntos de Cinturato Azul para pista molhada.

O GP do Azerbaijão acontece em uma pista que combina curvas estreitas e retas rápidas. Com mais de seis quilômetros, este é um dos circuitos mais longos do calendário, que alterna trechos complicados no centro histórico da cidade (onde a pista se estreita para 7,6 metros) com retas e curvas de 90 graus, com duas zonas DRS.

A pista foi completamente recapeada, de acordo com os organizadores da corrida. A rugosidade do asfalto, que geralmente é mínima e não especialmente abrasiva para os pneus, é outro fator desconhecido que só será estabelecido durante os treinos livres.

A corrida acontece em uma época diferente do ano em comparação a 2022. No ano passado, as temperaturas da pista em junho excederam 50 graus centígrados, mas com a corrida mudando para abril, as temperaturas podem ser 10 graus mais baixas. Este foi o caso em 2018 – a última vez que a corrida foi realizada em abril – quando houve uma ampla variação de temperaturas registradas ao longo do dia também.

Há uma chance de 75% de uma neutralização em Baku. Dois períodos de Safety Car Virtual deram a alguns pilotos um pit stop no ano passado, em uma corrida em que os quatro primeiros pararam duas vezes.

Nenhum piloto jamais venceu mais de uma vez nas seis corridas de Baku que foram realizadas até agora. Os vencedores anteriores são Nico Rosberg, Daniel Ricciardo (largando na décima posição), Lewis Hamilton, Valtteri Bottas, Sergio Perez e Max Verstappen. As únicas equipes que venceram são Mercedes e Red Bull, que marcaram uma dobradinha em 2019 e 2022, respectivamente.

As equipes terão o P Zero Amarelo médio e o P Zero Roxo supermacio à sua disposição para a quinta rodada em Baku. O piloto da DAMS, Ayumu Iwasa, lidera o campeonato depois de vencer em Melbourne. Ele lidera à frente de Théo Pourchaire, da ART Grand Prix (que terminou em segundo na corrida de domingo na Austrália), por oito pontos.

GT World Challenge

A Rowe Racing marcou uma dobradinha na rodada de abertura de Monza do GT World Challenge, que é exclusivamente equipada pela Pirelli. Philipp Eng, Marco Wittmann, Nick Yelloly levaram a vitória, seguidos por seus companheiros de equipe a bordo do BMW M4, Daniel Harper, Max Hesse e Neil Verhagen, de um grid com 55 carros. O Lamborghini Huracan GT3 EVO2 Iron Lynx pilotado por Andrea Caldarelli, Mirko Bortolotti e Jordan Pepper foi terceiro. A Pirelli trouxe 4.200 dos mais recentes pneus P Zero DHF para os três campeonatos SRO que compuseram a maior parte da ação.

WRC – Mundial de Rali

O Rali da Croácia aconteceu de 20 a 23 de abril, a primeira rodada de asfalto do Campeonato Mundial de Rali, com a Pirelli como fornecedora exclusiva de pneus desde 2021. Elfyn Evans, da Toyota, venceu a prova, com o piloto da Citroën, Yohan Rossel, em primeiro lugar na classe RC2. A Junior WRC foi vencida por Eamonn Kelly num Ford Fiesta. Todos os pilotos usaram pneus da gama P Zero, o que garantiu velocidade e confiabilidade num rali que se tornou mais complicado devido a uma quantidade crescente de terra nas estradas já escorregadias à medida que cada carro passava. Pedras e cascalho na pista também diminuíram a aderência disponível e aumentaram o risco de furos.

Fórmula Regional Europeia, by Alpine

O Campeonato Europeu de Fórmula Regional by Alpine deste ano, equipado com pneus Pirelli, começou em Ímola como parte do ACI Racing Weekend. O estreante norueguês Martinius Stenshorne (R-ace GP) venceu a corrida 1, enquanto Kas Haverkort (Van Amersfoort Racing) conquistou a corrida 2. A Pirelli trouxe 3200 pneus para Ímola para a série europeia, bem como o Campeonato Italiano de F4 e o Troféu Italiano F2000.

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