Pirelli F1: Azerbaijão – Leclerc é o mais rápido com os pneus P Zero Vermelho

sexta-feira, 10 de junho de 2022 às 16:00

O QUE APRENDEMOS

 Charles Leclerc foi o mais rápido nos treinos livres com a Ferrari, liderando os tempos do TL2 com o P Zero Vermelho macio. Sergio Pérez, da Red Bull, foi o mais rápido no TL1 com o mesmo composto.

 Os carros foram afetados por rajadas de vento que também mudaram de direção, alterando o equilíbrio aerodinâmico. As temperaturas ficaram em torno de 25 graus ambiente e 34 graus na pista durante o TL2.

 O desafio em Baku, com suas longas retas e curvas fechadas, normalmente é equilibrar as temperaturas dos pneus na dianteira e na traseira. Nas condições de hoje, com os pneus de 18 polegadas de 2022, não houveram esses problemas – com todos os pilotos conseguindo um aquecimento consistente dos pneus e sem granulação.

No momento, há uma diferença de desempenho estimada em cerca de 0s6 segundos entre o P Zero Branco duro e o P Zero Amarelo médio, bem como entre o médio e o macio. No entanto, o alto grau de evolução da pista torna difícil ter uma imagem precisa: o tempo de referência de Leclerc no TL2 foi mais de dois segundos mais rápido que o melhor tempo de Perez no TL1.

Mario Isola, diretor de esportes: 

“Os pneus se comportaram como esperado hoje, sem granulação e com desempenho consistente. Normalmente, a sessão de TL2 é mais representativa da corrida do que o TL1, mas aqui o TL1 e o TL3 ocorrem no mesmo horário que a corrida, enquanto o TL2 é executado no mesmo horário da classificação. Isso pode ter um efeito no programa de amanhã, mas é interessante notar que todas as equipes se concentraram muito nos pneus macio e médio em ambas as sessões de hoje, com pouco uso do duro, o que já dá uma indicação das potenciais estratégias.”

Os pilotos de Fórmula 2 usaram os pneus P​​Zero Roxo supermacios na classificação (nomeados ao lado do P Zero Amarelo médio neste fim de semana). Com temperaturas de pista de quase 40 graus, era importante gerenciar o composto mais macio, aproveitando as oportunidades que se apresentavam. A pole foi garantida no minuto final por Juri Vips, da Hitech, após uma bandeira vermelha. Ele foi mais de cinco décimos de segundo mais rápido que o tempo da pole do ano passado.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.