Pirelli F1: Arábia Saudita – Hamilton estabelece ritmo inicial com pneus médios

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021 às 19:09

Pneus para Jeddah – Arábia Saudita

RESUMO DOS PNEUS DE SEXTA-FEIRA

Lewis Hamilton foi o mais rápido em ambas as sessões de treinos livres hoje com Jeddah – o circuito de rua mais rápido do mundo – fazendo sua estreia. No TL1, o piloto da Mercedes foi o mais rápido com o pneu P Zero Vermelho macio C4, enquanto assinalou o melhor tempo do dia com o P Zero Amarelo médio C3 no TL2, à frente de seu companheiro de equipe Valtteri Bottas.

Com temperaturas semelhantes, ambas as sessões devem ser relevantes para o que as equipes enfrentarão na classificação de amanhã e na corrida de domingo. Como esperado, o tempo esteve quente e seco o dia todo, com a temperatura ambiente em torno de 29°C e temperatura da pista de 30°C.

Embora tenha havido um alto grau de evolução, a pista foi surpreendentemente aderente desde o início do dia, também graças à limpeza com água em alta pressão (como foi o caso na Turquia).

Com Jeddah sendo um circuito totalmente novo, os pilotos se concentraram em entender o equilíbrio do carro com diferentes pneus e níveis de combustível. A classidicação é definida para ser particularmente importante, por isso muitas equipes concentraram seus esforços em tempos de volta reais.

As lacunas de desempenho até agora entre os compostos estão em linha com as expectativas, com uma diferença estimada de cerca de 0s6 entre o P Zero branco duro C2 e o médio, e aproximadamente 0s3 entre o médio e o macio. A combinação da pequena lacuna entre o macio e o médio, e o gerenciamento que os macios necessitam, pode fazer com que muitos pilotos escolham o médio no Q2 de amanhã.

FÓRMULA 2: ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O líder do campeonato, Oscar Piastri, conquistou sua quarta pole position consecutiva, liderando uma dobradinha da Prema na classificação sob as luzes de Jeddah. A pista estava mais limpa e com mais aderência do que o esperado desde o início do dia, com todos os pilotos evitando riscos durante a única sessão de treinos, devido ao pouco tempo que faltava para a classificação. Como todos os outros, Piastri usou o P Zero Roxo Supermacio na classificação, marcando o melhor tempo nos segundos finais usando apenas um jogo de pneus (o único piloto a fazê-lo). Durante a maior parte da sessão, seu companheiro de equipe Robert Schwartzmann foi o mais rápido, tendo também sido o mais rápido na única sessão de treinos livres – onde os carros andaram apenas com o P Zero Amarelo médio no calor do dia.

MARIO ISOLA – GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI

“Os treinos livres hoje foram especialmente importantes neste novo local de velocidades tão altas, mas a maioria dos pilotos ficou surpreso com a quantidade de aderência desde o início do dia, embora a pista tenha evoluído bastante. Com ênfase na coleta de dados, as equipes andaram em todos os três compostos em ambas as sessões de hoje. No TL1, notamos um pouco de granulação, especialmente no macio, e algumas bolhas em todos os compostos, o que foi diminuiu no TL2 à medida que as equipes melhoraram seus conhecimentos sobre o circuito e a otimização de configuração do carro. Esta tendência deve continuar ao longo do resto do fim de semana. Os pilotos pareciam bem confiantes com os pneus duros e médios, o que lhes permitiu acelerar mais, enquanto o pneu macio requer um pouco mais de gestão e foi menos usado, provavelmente devido ao movimento da banda de rodagem. A primeira leitura que as equipes têm sobre os pneus confirmam a diferença de desempenho razoavelmente pequena aqui entre o pneu macio e o médio, o que definitivamente terá um efeito na estratégia de classificação de amanhã”.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.