Pirelli explica problema dos pneus no Catar

sábado, 7 de outubro de 2023 às 11:20

Mario Isola

Depois dos vários problemas que caracterizaram as voltas finais do Grande Prêmio do Catar de 2021, parece haver problemas com os pneus também nesta edição. O chefe da Pirelli, Mario Isola, explica.

“Como de costume, analisamos todos os pneus utilizados durante os treinos livres. Neste fim de semana, só temos uma sessão, por isso não temos muitos dados. Mas há um elemento que preciso sublinhar da análise feita que mostra que há um pequeno problema com a construção do pneu que acreditamos ser devido ao fato de ele bater na zebra em alta velocidade por muito tempo”, explicou Isola à F1TV.

Ele continuou: “É por isso que nosso dever é informar imediatamente a FIA, explicar o que aconteceu e tentar encontrar uma solução para isso”. Como resultado, a FIA decidiu mover os limites da pista nas curvas 12 e 13 80 centímetros para a direita.

Os pilotos ficaram menos entusiasmados com isso, mas tiveram 10 minutos para experimentar a nova situação. Como resultado, o tiroteio foi atrasado em 20 minutos. Isola salienta que as próprias zebras não são tão diferentes de outros circuitos, mas que há outro fator em jogo.

“O que é diferente não é a zebra em si, mas a velocidade e o tempo que eles passam nela. Essa zebra é usada em outras pistas, mas apenas aqui (há problema), e se você se lembra, tivemos um problema semelhante em 2021”, disse o chefe da Pirelli.

“Conversando com a FIA, eles decidiram mudar os limites da pista em algumas partes do circuito, como nas curvas 12, 13 e 14, poderia ser um bom passo para ajudar os pilotos a não ultrapassarem muito as zebras. Às vezes, eles ultrapassam as zebras e voltam, então esse duplo impacto obviamente não está ajudando o pneu a resistir”, concluiu Isola.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.