“Pirelli deixará a Fórmula 1 como fornecedora de pneus após novo contrato”

sábado, 7 de outubro de 2023 às 13:20

Pneus da Fórmula 1

A Pirelli teria garantido um novo contrato com a Fórmula 1. A F1 teria escolhido a os italianos em detrimento da Bridgestone, mas seria o último contrato para o fabricante italiano de pneus.

Diz-se que a Pirelli tem um novo contrato de 2025 a 2027, com opção de mais um ano em 2028. A BBC Sport informa isso. A Bridgestone foi aprovada pela FIA como fornecedora potencial, mas após negociações comerciais, o chefe da F1, Stefano Domenicali, teria optado pela Pirelli.

O novo acordo deverá ser anunciado um dia após o Grande Prêmio do Catar. Diz-se que Domenicali esteve sob pressão para escolher a Bridgestone, que forneceu pneus para equipes de F1 de 1998 a 2010. Financeiramente, as duas opções seriam semelhantes. No entanto, diz-se que Domenicali preferiu a Pirelli porque era a “opção segura”.

As cargas criadas pelos carros de F1 modernos são mais altas do que nunca e muito maiores do que quando a Bridgestone esteve ativa no esporte pela última vez. Isso tem tudo a ver com o aumento de downforce e do peso dos carros.

Não havia dúvidas de que a Bridgestone conseguiria lidar com isto, mas a sensação era de que um ano era demasiado apertado para desenvolver os pneus. Além disso, seriam exigidas duas especificações de compostos diferentes nos primeiros dois anos do contrato, devido a uma mudança nos regulamentos técnicos para a temporada de 2026.

De acordo com a BBC, seria o último acordo de F1 da Pirelli. É possível que a Bridgestone regresse como fornecedora de pneus em 2028, mas essas negociações ainda estarão numa fase inicial.

A Pirelli se recusou a comentar a notícia.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.