Pirelli culpa zebras no Catar por falhas de pneus

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021 às 13:13

Lewis Hamilton

A Pirelli revelou as descobertas iniciais de sua investigação sobre os furos que quatro pilotos sofreram durante o GP do Catar, 12 dias atrás.

Valtteri Bottas, Lando Norris e os pilotos da Williams, George Russell e Nicholas Latifi, sofreram danos nos pneus dianteiros esquerdos durante a corrida.

A Pirelli disse que sua investigação sobre as falhas está “em andamento”, mas que suas descobertas preliminares “excluem quaisquer defeitos de produção” em seus pneus.

Ela acredita que as falhas ocorreram devido à severidade da carga que os pneus sofreram ao passar por cima de algumas zebras do Circuito de Losail. A F1 ainda não havia competido naquela pista e a Pirelli disse que não foi capaz de avaliar o impacto que as zebras teriam antes da corrida.

“Com base nas constatações obtidas até o momento, a origem do problema se deve principalmente ao tempo que esses pneus rodaram nas zebras, em alta velocidade e com cargas laterais e verticais consideráveis”, disse a Pirelli, que ainda descreveu as circunstâncias como “exclusivas do circuito de Losail”.

“A forte demanda causada por atropelamentos nessas zebras, que não é possível medir a partir dos dados disponíveis antes da corrida, danificou a construção dos pneus e levou a uma perda de pressão na lateral interna, o que consequentemente ocasionou o colapso da estrutura”, acrescentou.

A Pirelli continuará sua investigação sobre as falhas e “compartilhou todos os detalhes técnicos das análises realizadas até agora com a FIA e as equipes”.

Após a corrida, Norris disse que as falhas foram “muito perigosas” e “simplesmente não deveriam acontecer”.

“Se simplesmente não podemos guiar um carro de Fórmula 1 naquele circuito, o que você pode fazer?. “Eu nem mesmo fiz um stint longo – 20 voltas, 25 voltas e eu ainda deveria ser conseguir fazer mais.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.