Pirelli admite que pneus de chuva precisam melhorar

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022 às 10:05

GP do Japão

Mario Isola admite que a Pirelli precisa melhorar seus pneus de chuva.

Após o atraso devido às condições meteorológicas em Suzuka, o tetracampeão mundial Sebastian Vettel descreveu os pneus de chuva da Fórmula 1 como “lixo”. Isola, chefe da Pirelli na categoria, não nega.

“Nós precisamos melhorar os pneus de chuva em termos de performance”, declarou ele ao motorsport-magazin.com. “É por isso que já temos alguns testes de inverno planejados”.

Isola argumentou que as equipes e o regulamento simplesmente não dão tempo para a Pirelli desenvolver os pneus de chuva.

“Nós tivemos uma sessão em Fiorano com a temperatura da pista em 45 graus, mas nem na Malásia há temperaturas assim, então foi uma tarefa impossível”, disse ele.

Contudo, ele alega que o principal problema com a visibilidade devido ao spray se deve ao “difusor”. De fato, a FIA encomendou um estudo para descobrir se arcos temporários nas rodas poderiam ajudar. Porém, mais testes na chuva também estão nos planos.

“As regras agora afirmam que nós podemos usar os carros atuais até 15 de dezembro, e de 1º de fevereiro até a primeira corrida do próximo ano, nós também podemos usar os carros novos para esses testes”, explicou Isola.

“No entanto, a ideia é mudar a especificação dos pneus de chuva ao longo do ano. Nós precisamos ajustar a estrutura e estamos analisando isso no momento com nossos modelos de simulação”.

“Nós estamos investigando a aquaplanagem, por exemplo, mas não é fácil simular. Também conhecemos os problemas de visibilidade, mas acredito que a maior parte da água vem do difusor”.

“A FIA está analisando isso – a culpa não é só dos pneus. Nós estamos conversando com a FIA e concordamos com sua proposta”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.