Pilotos terão zona de 600 metros para acionar a asa traseira
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011 às 11:15
Após o teste de Valencia nesta semana, a FIA deu às equipes mais detalhes sobre a operação das asas traseiras móveis obrigatórias em 2011.
Os pilotos fizeram experiências com o dispositivo de ajuda para as ultrapassagens nesta semana, com observadores conseguindo ver claramente a asa traseira se abrindo nas retas a fim de neutralizar a pressão aerodinâmica antes de voltar ao lugar normal na zona de freada.
Teme-se que, se os pilotos que estiverem atrás puderem acionar o botão da asa traseira com muita frequência, as ultrapassagens se tornarão comuns e não interessantes. Portanto, a FIA comunicou às equipes que, se o carro de trás estiver a uma certa distância de seu rival – um segundo, por exemplo – ele só poderá ativar a asa dentro de uma zona de 600 metros no final de uma reta.
Segundo relatos, essas zonas serão marcadas com linhas brancas, e o correspondente do Guardian, Richard Williams, afirmou que a diferença de um segundo será calculada na curva anterior à reta designada.
“Informações adicionais, entrando em detalhes e nos vários cenários, ainda precisam ser esclarecidas”, declarou o diretor técnico da Ferrari, Aldo Costa, acrescentando que as asas não serão operadas no molhado por enquanto.
“Precisamos ver como serão as coisas na corrida para entender como proceder”, acrescentou ele, sugerindo que as regras podem ser ajustadas dependendo do resultado das etapas iniciais.
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