Pilotos russos e bielorrussos serão obrigados a assinar acordo com a FIA

sexta-feira, 4 de março de 2022 às 16:35

FIA

Embora a FIA tenha decidido que os atletas russos e bielorrussos serão autorizados a correr, exigirá que os respectivos pilotos assinem um formulário que a entidade divulgou hoje.

Enquanto várias federações desportivas estão tomando medidas duras depois da invasão da Ucrânia pela Rússia, a FIA abrandou. A bandeira russa não será hasteada e o hino nacional não será ouvido, mas os atletas russos e bielorussos serão autorizados a participar sob uma bandeira neutra, ao contrário de decisões anteriores da UEFA e do Comitê Paraolímpico Internacional.

No entanto, a FIA emitiu uma declaração na sexta-feira, salientando que os atletas da Rússia e Bielorrússia só serão autorizados a competir sob uma bandeira neutra se assinarem um Compromisso do Piloto. Nesta declaração, eles aceitam diferentes posições da FIA, através das quais ela ainda tenta mostrar que quer tomar medidas contra a invasão da Ucrânia.

Por exemplo, o piloto em questão deve assinar que está por detrás do “sinal forte” que a FIA emite, no qual apoia a Ucrânia. Além disso, o piloto não pode, em circunstância alguma, referir-se à Rússia.

Isto não é permitido em vestuário nem em palavras. Também não é permitido ao piloto fazer uma declaração sobre a situação na Ucrânia que vá contra as declarações da FIA. O piloto também concorda que a FIA pode tomar outras medidas caso a situação na Ucrânia se desenvolva ainda mais.

Resta saber se este documento terá alguma influência sobre a F1. O único piloto que poderia ser considerado para tal é o russo Nikita Mazepin, mas a própria Haas parece estar ocupada trabalhando para tirá-lo da equipe. A Uralkali e a correspondente pintura (russa) já foram retiradas do carro em Barcelona e há uma boa chance de Pietro Fittipaldi tomar o lugar de Mazepin durante o teste no Bahrain.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.