Pilotos querem ajudar a melhorar os pneus Pirelli

quinta-feira, 10 de março de 2011 às 14:37

pirelli_tyres.2
Os pilotos da Fórmula 1 disseram à FIA que querem que a Pirelli reaja diante dos problemas de degradação que têm sido comuns ao longo dos testes de inverno – mas também prometeram fazer tudo o que puderem para ajudar a companhia italiana a melhorar a situação.

Durante uma reunião entre representantes da Associação dos Pilotos (GPDA) e Charlie Whiting, diretor de prova da Fórmula 1, em Barcelona na quarta-feira à noite para tratar de vários assuntos, ocorreu uma longa discussão a respeito da experiência inicial com os pneus Pirelli.

De acordo com fontes na reunião, vários pilotos expressaram preocupação com as implicações da degradação excessiva vista nos primeiros treinos com a nova borracha da Pirelli – e o impacto que isso poderia ter na maneira como os GPs serão disputados.

Entretanto, ao invés de se mostrarem temerosos sobre o que isso pode significar para as corridas, os pilotos estão mais preocupados com a possível limitação do tempo de pista nos treinos livres devido à queda de performance significativa.

Jarno Trulli, da Lotus, declarou ao site Autosport: “Nós expressamos nossa opinião sobre a situação dos pneus e a degradação – porque, com isso, você não será apenas cinco segundos mais lento após 10 ou 15 voltas, mas também terá seu tempo de treino limitado. Gostaríamos de andar mais, e se tivermos degradação dos pneus depois de três ou cinco voltas, será difícil para nós”.

“É por isso que a FIA reagiu nesta semana com a opção para um jogo de pneus extra na sexta-feira, e esse já é um bom passo. Estamos trabalhando muito bem juntos – os pilotos, a FIA, Charlie – e tenho certeza que a Pirelli também estará à altura. Mas, com certeza, todos estão um pouco preocupados no momento”.

Apesar de alguns pilotos terem criticado abertamente os pneus Pirelli até agora, Trulli deixou claro que a GPDA está disposta a trabalhar com a Pirelli para melhorar a situação.

“Não estamos desapontados, estamos apenas dizendo que a degradação está alta. O que eu disse – e praticamente todos no paddock pensam da mesma maneira – é que falta um pouco de experiência na Fórmula 1 para a Pirelli”.

“Mas o fato de que agora iremos testar para eles algumas vezes durante a temporada só pode ser bom para ambos os lados. Tenho certeza que eles vão melhorar, mas, no momento, precisaremos lidar com muita degradação – e não teremos menos de três paradas durante as corridas”.

“Eu realmente acho que eles vão reagir ao que temos no momento. Queremos uma situação melhor, e a Pirelli pode proporcionar isso – eles têm as ferramentas e provavelmente podem reagir muito rapidamente”.

“Não estamos aqui para criticar a Pirelli, porque eles estão fornecendo pneus e fazendo um bom trabalho. Mas acreditamos que pode ser melhor. Se tivermos paciência e dermos uma ajuda extra durante o começo da temporada, podemos reagir rapidamente contando com a experiência de todos a fim de que talvez tenhamos uma situação melhor depois de algumas corridas”.

LS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.