Pilotos palpitaram nas modificações e na quarta zona de DRS em Melbourne

quarta-feira, 6 de abril de 2022 às 14:49

Curva 8 com a 9 ao fundo

O GP da Austrália deste fim de semana em Melbourne contará com uma quarta zona DRS inédita em qualquer outra pista do calendário, uma vez que a Fórmula 1 pretende criar mais oportunidades de ultrapassagem em um circuito que foi muito modificado para a corrida de 2022, inclusive com ideias dos próprios pilotos.

Desde que entrou no calendário da Fórmula 1 em 1996, o Albert Park de Melbourne desenvolveu uma reputação como um circuito que produz poucas oportunidades de ultrapassagem.

Uma comparação da pista “antiga” com a nova, que foi recapeada pela primeira vez desde que a corrida inaugural realizada lá, há 26 anos, foi feita minuciosamente no Podcast Loucos por Automobilismo ontem e começa exatamente nesse ponto abaixo:

Entretanto, o aspecto de Albert Park que criou o maior burburinho entre os fãs não são tanto as mudanças que foram feitas, que devem ver os carros rodando de cinco a sete segundos mais rápido, mas o anúncio da corrida deste ano que contará com um recorde de quatro zonas de DRS.

“Acho que com o novo desenho de Albert Park, estamos realmente focados em melhorar as corridas, o espetáculo de domingo, para criar mais oportunidades de ultrapassagens”, disse o piloto australiano da McLaren, Daniel Ricciardo, antes de sua corrida em casa.

“É um circuito bonito, mas sempre foi bastante estreito e apertado e, portanto, bastante difícil de ultrapassar.”

“Então, nós realmente tentamos explorar algumas áreas para permitir mais vácuo, para permitir mais chances de ultrapassagem nas freadas. Então, acho que será um espetáculo melhor desta vez.”

Assim como na edição de 2019 – o último GP da Austrália a ser realizado antes da pandemia de Covid-19 que também viu a corrida de 2020 cancelada – haverá zonas de DRS na reta de largada, entre as curvas 2 a 3, e o que é agora as curvas 10 e 11 no terço final da volta.

Mas as mudanças feitas na remoção das antigas chicanes das curvas 9 e 10 significam que uma zona extra foi adicionada entre as duas últimas, criando o potencial para ainda mais oportunidades de ultrapassagem – algo que talvez agrade os dois primeiros colocados no campeonato, Charles Leclerc e Max Verstappen.

A dupla esteve envolvida em um duelo titânico no ultimo GP na Arábia Saudita, que eventualmente viu o atual campeão mundial da Red Bull prevalecer, com ambos usando táticas inéditas nas três zonas DRS no circuito de Jeddah.

“Foi uma corrida dura, mas leal”, disse o piloto da Ferrari Leclerc depois. “Toda corrida deveria ser assim. Foi divertido, claro que estou decepcionado, queríamos vencer.”

“Na penúltima reta eu estava apenas com meio acelerador tentando que Max me ultrapassasse e eu tivesse o DRS na reta seguinte. Funcionou uma vez. Então, na segunda vez ele entendeu, então freou muito cedo, e foi um pouco confuso.”

“Foi divertido, gostei de correr assim e foi muito mais fácil de seguir do que eu pensava inicialmente.”

Pista antiga e nova para 2022

A adição de uma quarta zona DRS em Albert Park vem na terceira corrida da tão elogiada nova era da Fórmula 1, que viu novas regras técnicas introduzidas para 2022, projetadas para garantir corridas mais próximas entre os carros.

Isso certamente provou ser o caso até agora e os novos regulamentos aliados a uma zona de DRS extra devem, em teoria, levar a mais chances de troca de posições em todo o pelotão, melhorando a dinâmica da corrida para os espectadores.

Esta decisão de adicionar uma quarta zona não é isenta de controvérsia, pois os críticos sentirão que isso “move a agulha” muito para o outro lado, em termos de facilitar demais a ultrapassagem dos pilotos.

No entanto, dado que as estatísticas divulgadas pela Mercedes mostraram que o GP da Austrália de 2019 contou com apenas 10 ultrapassagens – sete das quais sob DRS -, então é muito discutível quanta diferença drasticamente perceptível isso e o design do circuito modificado farão.

De qualquer forma, Ricciardo está otimista de que será um espetáculo muito melhor para os fãs presentes e para aqueles que assistem na televisão, embora ele admita que isso dependerá dele e dos outros pilotos mais do que qualquer outra coisa.

“Podemos não estar todos alinhados, mas acho que o objetivo disso é tornar o domingo melhor”, disse Ricciardo. “Eu tinha isso em mente quando dei minha opinião.”

“Obviamente, temos que ir lá agora e deixar nossas ações falarem, mas no papel acho que isso é promissor.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.