Pilotos opinam sobre confronto entre Vespa e HAM na volta 48 em Interlagos

quinta-feira, 18 de novembro de 2021 às 13:28

Veja a opinião de vários pilotos sobre o confronto entre Verstappen e Hamilton a Curva do Lago na volta 48 do GP de São Paulo do último domingo, que está seno investigado pela FIA hoje:

Sebastian Vettel: O tetracampeão observou que “não viu” o incidente entre Verstappen e Hamilton, brincando que ele estava “uma volta atrás, pelo menos”.

O piloto da Aston Martin disse que viu “um pouco” das imagens do incidente, dizendo: “Eles estavam lutando pela liderança, então é obviamente a maior luta acontecendo em todas as corridas.”

Questionado se achava que o uso crescente do direito de revisão era uma boa tendência de se ver, Vettel respondeu: “Não estou envolvido. Mas acho que é um pouco desnecessário.”

“Acho que às vezes as coisas vão para um lado, então o que muda? Não acho que nada mude. Acho que Lewis fez uma grande corrida. Ele venceu. Ele foi mais rápido. É isso.”

Fernando Alonso: O espanhol evitou comentar muito sobre o assunto, dizendo que “não teria uma opinião porque é muito diferente cada vez”, mas duvidou que houvesse ação adicional.

“Nada deve acontecer agora”, disse Alonso. “Não sei exatamente se foi muito ruim, mas os comissários consideraram que não havia penalidade ali, não haverá penalidade, eu acho.”

Daniel Ricciardo, chamou a batalha de “dura” e “acirrada” e entendeu por que Verstappen lutou tanto para tentar se manter à frente.

“Quer a jogada tenha sido acertada ou errada, lutar por uma vitória e eu acho que o campeonato está nesta fase, você vai tentar e lutar o máximo que puder, e tentar fazer tudo que puder para manter a liderança “, Disse Ricciardo.

“Obviamente a manobra tirou os dois da pista, então talvez isso tenha sido além do limite.”

“Eu diria que é muito difícil, porque ninguém fez a curva. Então, você poderia dizer isso. Mas acho que a abordagem não mudou.”

“Não estou nessa posição, lutando por um título mundial, acho que você vai lutar até o fim. Não sei se isso vai mudar, se acontecer de novo.”

Juan Pablo Montoya sentiu que Verstappen estava levando em consideração as implicações da luta pelo título da F1, sabendo que Hamilton precisava terminar à frente dele para fortalecer suas esperanças de campeonato, e que ele não iria fazer a curva devido a quão tarde ele freou ao lutar contra Hamilton.

“Minha opinião honesta, a maneira como eu acho que Max vê as coisas é: se eles baterem, ele ganha pontos”, disse Montoya. “Enquanto o Lewis não terminar na frente dele, ele está em uma situação melhor no campeonato.”

“Lewis estava ao lado dele e à frente na zona de frenagem. Não havia nenhuma maneira de ele fazer a curva freando tarde daquele jeito. Eu não acho que ele tinha intenção de fazer a curva.”

“Eu não tenho nada contra Max. Na verdade, gosto muito de Max e da Red Bull, e eles fizeram um trabalho incrível para trazer a luta para a Mercedes. Mas acho que eles estão surpresos com a qualidade da Mercedes. ”

Montoya também sentiu que foi uma inconsistência da FIA sobre os incidentes na pista, apontando para as punições aplicadas a Lando Norris e Sergio Perez (duas vezes) durante o GP da Áustria no início desta temporada.

“Na Áustria, quando os pilotos andavam lado a lado e o cara de fora não tinha espaço na curva, porque tinha brita, o cara de dentro era punido. E aqui (Interlagos) aquele cara o tirou completamente da pista de corrida. Como você justifica isso? ”

Montoya acrescentou: “Por que Max está escapando impune disso e alguns outros caras não? Quer dizer, eles estão aplicando as mesmas regras para todos? Ou Max está sendo tratado de forma diferente porque ele é jovem ou como você quiser chamar isso? Vou colocar outro nome aí. Se Nikita Mazepin fizesse isso, ele seria punido? ”

Embora acreditasse que uma investigação fosse esperada pelo incidente, Montoya também acredita que Verstappen tinha o direito de defender sua liderança contra Hamilton.

“Quando eu fiz isso, eu tive problemas por isso!” Montoya disse. “Max fez a coisa certa para defender isso? Sim. Max fez a coisa certa para defender a situação e a posição.”

“Era para duelar ou deixá-lo vencer a corrida, no final das contas ele (Lewis) ainda venceu a corrida. Mas Max estava em posição de ir tão longe na zona de frenagem? Eu acho que ele estava esperando que Lewis não desviasse e, na pior das hipóteses, Lewis não terminasse a corrida e ele a terminasse. Porque Lewis estava do lado de fora. Então Lewis tinha muito a perder.”

“Eu acho que Lewis foi muito inteligente em nem tentar fazer a curva, porque Max estava indo para o acidente. Foi um pouco como um movimento de retorno em Silverstone. Sim, é uma curva muito mais lenta, mas o precedente era mais ou menos a mesma coisa. Ele perdeu o ápice. Veja como Lewis foi criticado pelo acidente em Silverstone – uma curva muito rápida – porque perdeu o ápice. Mas Max agora nem tentou fazer a curva.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.