Pilotos furiosos com incidente do trator em Suzuka

domingo, 9 de outubro de 2022 às 8:50

Pierre Gasly

Vários pilotos criticaram a FIA por causa do trator que entrou na pista para retirar o carro de Carlos Sainz na primeira volta em Suzuka.

Pierre Gasly pareceu ter se assustado com o trator quando estava chegando na fila do safety car e fez um desabafo furioso pelo rádio da equipe.

Depois da corrida, Gasly esclareceu seus comentários, lembrando da experiência anterior que a Fórmula 1 teve com tratores na pista quando Jules Bianchi morreu tragicamente ao bater em um veículo de recuperação durante o GP do Japão de 2014.

“Nós já perdemos Jules, todos nós perdemos uma pessoa incrível e um piloto incrível pelas razões que sabemos. Oito anos atrás na mesma pista e nas mesmas condições com um trator”, declarou ele à Sky Sports F1.

“Como hoje nós podemos ver um trator, nem mesmo na brita, na pista enquanto nós ainda estamos lá? Eu não entendo isso. Obviamente, eu me assustei. Se tivesse perdido o carro como Carlos na volta anterior, não importa a velocidade, eu teria morrido”.

Sergio Perez expressou as mesmas preocupações dos outros pilotos, chamando o incidente de “o ponto mais baixo que vimos no esporte em anos” e acrescentando: “O que aconteceu hoje me deixa bastante irritado”.

“Eu só espero que nunca mais vejamos esta situação porque coloca todos os pilotos em risco, é o que aconteceu com nosso amigo Jules. Eu não me importo com a razão, nunca deveria ocorrer novamente em nenhuma categoria”.

Charles Leclerc também disse que a F1 deveria aprender com seus erros, considerando as graves consequências caso um piloto perdesse o controle de seu carro no pelotão.

“Nós não deveríamos ver coisas desse tipo. É claro que algo aconteceu em 2014, todos nós sabemos e deveríamos aprender com isso. Max disse muito bem. Quando você está em primeiro, não há tanto problema, mas quando está atrás, não consegue enxergar nada”.

Sebastian Vettel acredita que a F1 teve “sorte” por não ter havido nenhum outro incidente que feriu algum piloto e acha que todos deveriam ter largado com pneus de chuva.

“O que conta hoje é que Carlos está bem, nós tivemos uma circunstância bastante estranha e nada aconteceu, nós escapamos ilesos”.

“Muitas coisas levaram à essa circunstância. Primeiro, o grid inteiro larga com o pneu errado, e todos nós somos culpados, mas a culpa não é toda nossa porque estamos na mesma situação de pressão”.

“Nós temos um pneu intermediário que é bem mais rápido que o de chuva. O pneu de chuva é correto para as condições, mas é tão lento que você se sente pressionado a ir para o intermediário. Isso precisa ser melhorado, pois teria resolvido o problema”.

“A visibilidade é próxima de zero quando você está no carro com o spray, portanto nós tivemos sorte por nada ter acontecido, mas precisamos compreender tudo porque isso não pode ocorrer”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.