Quais principais pilotos da F1 se aproximam de punições de grid?
quinta-feira, 11 de setembro de 2025 às 16:28
UP Ferrari
Na segunda parte da temporada de F1, um assunto delicado sempre surge: as punições na F1. Quais dos principais pilotos ainda podem receber punições de grid nas últimas oito corridas?
Max Verstappen se encontra em território típico de fim de temporada, já que o tetracampeão da F1 se juntou aos seus principais rivais na beira de uma punição de grid. As punições na F1 costumam aparecer com força nesta fase do campeonato, principalmente devido à troca de componentes do motor.
Pilotos que estão na zona de risco de punições na F1
Com a decisão da Red Bull de instalar uma nova UP no GP da Itália, Verstappen entrou na mesma situação precária que a dupla da McLaren, Oscar Piastri e Lando Norris, da Ferrari com Charles Leclerc, e da Mercedes com George Russell. Os cinco pilotos agora estarão na corda bamba nas oito corridas restantes da temporada de 2025, sabendo que mais uma troca completa de motor resultará em punições na F1 que levam o piloto automaticamente para o fundo do grid.

Lewis Hamilton com sua Ferrari, Yuki Tsunoda, companheiro de equipe de Verstappen na Red Bull, e Kimi Antonelli, da Mercedes, ultrapassaram esse limite específico no início da temporada, cada um sofrendo punições de grid para garantir UPs adicionais para seus respectivos grupos. Caso algum dos três precise trocar de motor novamente, punições adicionais inevitavelmente acontecerão.
Como funcionam as punições na F1 por troca de motor
Recapitulando, para o motor de combustão interna, turbo, componentes MGU-H e MGU-K, os pilotos têm direito a quatro unidades por temporada sem punição. A alocação de armazenamento do controle de energia e da eletrônica é ainda mais restritiva, com apenas duas unidades cada, enquanto os sistemas de escapamento permitem oito trocas antes da aplicação das punições na F1.
No entanto, os pilotos atualmente na zona de perigo mantêm alguma flexibilidade. As equipes podem voltar aos motores usados anteriormente que permanecem dentro de seu grupo alocado, potencialmente evitando punições imediatas e preservando unidades mais novas para corridas cruciais no final da temporada. O problema é que essas UPs usadas também estão no limite de suas vidas, portanto é arriscado usá-las.
Abordagem estratégica da Red Bull para evitar punições na F1
O diretor da equipe Red Bull, Laurent Mekies, abordou recentemente o delicado equilíbrio que sua equipe enfrenta ao gerenciar a alocação de motores de Verstappen até o final da temporada.
“Eu poderia dizer que ainda não sei, mas não. Sério, acho que estamos muito bem”, explicou Mekies. “Colocamos um novo motor no carro do Max em Monza, é claro, e fizemos uma mudança estratégica com o Yuki algumas corridas atrás. Então, estou confiante e espero que dê certo.”
A confiança do francês sugere que a Red Bull planejou sua estratégia de componentes com antecedência para evitar novas punições na F1, embora, com oito corridas e mais três sprints, mesmo os planos mais bem elaborados podem se desfazer num piscar de olhos.
Lista de peças de motor usadas pelas quatro principais equipes da F1
Confira a lista completa de peças de motor usadas pelas quatro principais equipes da F1 em 2025 abaixo!
(ICE = motor de combustão interna, TC = turbocompressor, ES = armazenamento de energia, CE = controle da eletrônica, EX = escapamento)
Piloto | ICE | TC | MGU-H | MGU-K | ES | CE | EX |
Oscar Piastri | 4 | 4 | 4 | 4 | 2 | 2 | 3 |
Lando Norris | 4 | 4 | 4 | 4 | 2 | 2 | 3 |
Charles Leclerc | 4 | 4 | 4 | 4 | 2 | 2 | 5 |
Lewis Hamilton | 5 | 5 | 5 | 5 | 3 | 3 | 6 |
Max Verstappen | 4 | 4 | 4 | 4 | 2 | 2 | 7 |
Yuki Tsunoda | 5 | 5 | 5 | 5 | 3 | 3 | 7 |
George Russell | 4 | 4 | 4 | 4 | 2 | 2 | 3 |
Kimi Antonelli | 5 | 5 | 5 | 5 | 2 | 2 | 3 |
comente formula 1, Comunidade F1 em português, leclerc, melhor site formula 1, Norris, noticias f1, Piastri, punições motor F1, Russell, Site brasileiro de Formula 1, Unidades de Potência F1, verstappen
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.