Pilotos descobriram uma “novidade” no asfalto da pista de Xangai

quinta-feira, 18 de abril de 2024 às 18:28

Na madrugada de hoje para amanhã, exatamente a meia-noite e meia, começa o fim de semana do GP da China, que não é disputado desde 2019.

E os pilotos de Fórmula 1 descobriram uma mudança inesperada na superfície da pista do Circuito Internacional de Xangai antes da corrida deste fim de semana.

Embora inicialmente parecesse que a pista havia sido recapeada, este não é o caso. Quando as equipes chegaram ao circuito descobriram que um selante havia sido aplicado no percurso de 5,4 quilômetros.

A obra foi feita há dois anos e deu à pista a aparência de pintada. Vários pilotos comentaram sobre a mudança antes do fim de semana de corrida, dizendo que não têm certeza se isso irá melhorar ou piorar os níveis de aderência na pista.

“É difícil prever”, admitiu Charles Leclerc, da Ferrari.

“Acho que também depende muito do tipo de tinta que eles usaram, que pode causar problemas diferentes ou não ter nenhum problema – espero que seja o último caso.”

“Mas, por enquanto, é muito difícil prever. Só vi fotos, ainda não dei a volta na pista. Não acho que seja igual em todos os lugares, o que pode não ser ótimo. Mas antes de fazer mais comentários, acho que só precisamos pilotar e ver como está. ”

Lando Norris também foi cauteloso, insistindo que é algo que ele nunca testemunhou antes.

“Não tenho ideia, acho que só temos que esperar para ver. É algo novo que acho que nunca vimos antes, então é difícil prever exatamente o que vai acontecer.”

Com a previsão de chuva aumentando para o fim de semana que se aproxima, isso pode complicar ainda mais a situação, segundo Esteban Ocon.

“Não estive por aqui antes, só vi fotos no momento”, disse ele. “Pode ser escorregadio no molhado, pode ter uma aderência muito alta – não podemos dizer até tentarmos realmente.”

“Há muito tempo atrás, na nossa época de kart, havia uma espécie de pintura nas pistas e você colocava borracha e guardava muita borracha nas curvas e tinham muita aderência. Não espero que seja esse o caso, mas poderia ser muitas coisas diferentes.”

Nico Hulkenberg sugeriu que as respostas podem chegar já no TL1: “Acho que teremos mais ideia quando formos à posta. Mas é igual para todos.”

Oscar Piastri foi tímido quanto ao impacto que isso teria nos carros, apesar de esperar que fosse diferente do normal.

“Não sei se será aderente ou não”, declarou o australiano. “Acho que se estiver molhado, será uma grande incógnita. Mas você pode ver por onde os carros passaram nos dias de corrida ou algo assim, isso meio que desgastou a pista formando uma trilha mais escura.”

“Parece mais uma pista antiga porque não parece recapeada. Parece que alguns pedaços foram removidos e depois pintados por cima.”

“Tenho certeza de que não será muito escorregadio, mas pode ser um pouco diferente do que estamos acostumados.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.