Pilotos da Haas escapam de punição por bloquear Vettel
sábado, 4 de setembro de 2021 às 14:46
Mick Schumacher e Nikita Mazepin
Os pilotos da Haas, Nikita Mazepin e Mick Schumacher, não foram punidos por segurar Sebastian Vettel durante a classificação para o GP da Holanda.
Os comissários determinaram que Vettel foi atrapalhado, mas notaram que vários outros carros estavam nas proximidades naquele momento.
Vettel precisou abortar sua volta após encontrar Mazepin no traçado na curva 13. O russo estava tentando passar seu companheiro Schumacher depois de ser ultrapassado pelo alemão na saída dos pits.
Tendo conversado com os três pilotos e examinado os dados de cronometragem e vídeo, os comissários decidiram não tomar nenhuma atitude contra a dupla da Haas.
“Não há dúvida que a volta do carro 5 (Vettel) foi comprometida”, reconheceram os comissários. “Entretanto, nós notamos particularmente o comentário do piloto do carro 5 de que ‘havia carros demais no mesmo lugar’”.
“Havia pelo menos seis carros no traçado se preparando para uma volta rápida, e todos eles em baixa velocidade (alguns a menos de 50 km/h), enquanto o carro 5 estava se aproximando a 240 km/h”.
O Artigo 31.5 do regulamento esportivo afirma que os pilotos precisam dar explicações aos comissários se “bloquearem desnecessariamente outro piloto”.
Os comissários determinaram que “apesar do carro 5 ter sido bloqueado, não foi um ‘bloqueio desnecessário’ nas circunstâncias. Os pilotos e representantes de equipes presentes concordaram”.
bloqueio, Haas, mick schumacher, nikita mazepin, punição, Sebastian Vettel
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.