Piloto da Semana: Valtteri Bottas – GP da Austrália – 19/03/2014

quarta-feira, 19 de março de 2014 às 21:26

Valtteri Bottas

Nome: Valtteri Bottas. Nascimento: 28 de agosto de 1989, em Nastola, Finlândia. Equipe: Williams-Mercedes (Fórmula 1). Título: Campeão da GP3 (2011).

Nico Rosberg confirmou o favoritismo da equipe Mercedes e venceu o GP da Austrália de ponta a ponta com facilidade. Seu único provável adversário – Hamilton, seu companheiro de equipe – teve problemas na unidade de potência logo na largada e abandonou. Nico aproveitou e repetiu o feito de seu pai Keke, que foi o vencedor do primeiro GP disputado na Austrália em 1985 na cidade de Adelaide.

Vettel, assim como Hamilton, também teve problemas logo no início e abandonou. Daniel Riccardo, para delírio da torcida australiana, fez uma excelente estreia pela Red Bull e conquistou o segundo lugar, suportando grande pressão do novato Magnussen nas voltas finais. Button foi o quarto e Alonso o quinto. Ricciardo acabou desclassificado após a corrida.

A Williams teve fortes emoções na corrida. Primeiro com a saída precoce de Felipe Massa, que foi abalroado por Kobayashi logo na primeira curva. Depois, Bottas vinha em ótima corrida de recuperação ultrapassando vários adversários até se empolgar e bater de leve no muro na saída da famigerada curva 9. A batida fez com que ele perdesse o pneu traseiro direito e fosse se arrastando até o box.

O safety-car foi ativado enquanto Bottas fazia sua troca de pneus, o que possibilitou ao finlandês não perder tanto tempo e pudesse novamente fazer outra grande recuperação para chegar em P6, que depois se transformou em P5. No total 8 carros abandonaram a corrida, muito para os recentes padrões da Formula 1, mas pouco para alguns que temiam poucos ou até nenhum carro terminando a corrida.

Valtteri Botas é mais uma das estrelas em ascensão da F1. Após ser bem-sucedido no esporte em seu país, começando no kart, o finlandês partiu para a Europa como um todo, passando inicialmente pela F-Renault Eurocup 2.0 e, em seguida, pela F-3 Inglesa. Seu maior sucesso se deu na GP3, da qual foi campeão em 2011. O bom desempenho lhe rendeu uma vaga como piloto de testes da Williams, cargo que ocupou ao longo de 2012.

Fez sua estreia na categoria máxima em 2013, substituindo na tradicional mas decadente equipe inglesa o brasileiro Bruno Senna, tendo Pastor Maldonado como companheiro. O carro não ajudava, mas Bottas fez o que pode: seu melhor resultado foi um oitavo lugar no GP dos Estados Unidos, mas estes quatro pontos fizeram com que terminasse o ano na frente de Maldonado, vencedor de GP no ano anterior.

Para 2014, a Williams tem um equipamento muito mais promissor. E a parceria com Felipe Massa tem tudo para ser benéfica, como já demonstrou seu desempenho em Melbourne, terminando em quinto após ter largado em 15º e precisando de uma prova de recuperação após tocar no muro. O finlandês tem talento! Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing.

Valtteri Bottas (F1) obteve a vitória entre os internautas com 60% dos votos. Nico Rosberg (F1) ficou na segunda posição com 14% dos votos.

Texto: Eduardo Behling e Adauto Silva

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.