Piloto da Semana: Valentino Rossi – Moto GP – Etapa de Assen – 03/07/2013

quarta-feira, 3 de julho de 2013 às 14:18

Valentino Rossi

Nome: Valentino Rossi. Nascimento: 16 de fevereiro de 1979, em Urbino, Itália. Equipe: Yamaha Factory Racing (Moto GP). Títulos: Nove vezes campeão no Mundial de Motovelocidade; 125cc (1997), 250cc (1999), 500cc (2001), Moto GP (2002, 2003, 2004, 2005, 2008 e 2009).

Fim de um jejum de quase três anos, desde a corrida na Malásia em 2010. Enfim, em seu retorno à Yamaha, Valentino Rossi voltou a vencer na Moto GP neste sábado (29/06) em Assen (Holanda), sua 80ª vitória na categoria máxima.

O piloto italiano, após duas temporadas fracas na Ducati, largou da segunda fila e posicionou-se em terceiro no começo, atrás das duas Hondas. Sem perder muito tempo, Rossi ultrapassou primeiramente Marc Márquez na curva 1 e em seguida Dani Pedrosa na última chicane, passando a partir de então a construir uma liderança sossegada.

O espanhol líder do campeonato não teve um grande rendimento, apesar da liderança inicial. Pedrosa perdeu a segunda posição para Márquez e mesmo a terceira para o pole position Cal Crutchlow (Tech 3 Yamaha), que se recuperou parcialmente após uma péssima largada. Acabou em quarto.

Na frente, Márquez não conseguiu atacar Rossi, e precisou segurar a forte pressão de Crutchlow: no começo da última volta os dois chegaram a se tocar, o britânico perdeu tempo e teve que se contentar com o terceiro posto. Enquanto isso, Jorge Lorenzo (Yamaha), recuperando-se de uma fratura na clavícula, chegou em uma distante quinta posição.

“Estou contente, mas nem acredito; é uma grande sensação estar de volta à primeira posição. Passou muito, muito tempo desde Sepang em 2010 e durante estes anos coloquei a mim próprio a questão: “Posso voltar à primeira posição?” Por isso, foi um período complicado, mas nunca desisti e trabalhei sempre muito porque esta é a minha paixão. Adoro andar e correr de moto”, afirmou Rossi.

“Tenho que agradecer à Yamaha por ter me dado mais uma oportunidade com a M1 de fábrica. No início não estava confortável com a moto, tive que encontrar o equilíbrio certo, mas ao vir para esta corrida sabia que tinha mais potencial e antes da corrida pensei: “Tenho que tentar ganhar – é o meu dia”. Senti-me bem. Esforcei-me na frente desde o início, foi uma corrida longa e lutei com todos. Lutei com o Marc (Marquez), o (Dani) Pedrosa e o Cal (Crutchlow), mas tive sempre um pequeno extra em alguns pontos. Estou muito contente!”, finalizou o Piloto da Semana do Autoracing.

Valentino Rossi (Moto GP) obteve a vitória entre os internautas com 38% dos votos. Lewis Hamilton (F1) ficou na segunda posição com 18% dos votos.

Texto: Eduardo Behling

EB - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.