Piloto da Semana: Tony Kanaan – Indy 500 – 29/05/2013

quarta-feira, 29 de maio de 2013 às 17:01

Tony Kanaan

Nome: Antoine Rizkallah Kanaan Filho ou Tony Kanaan. Nascimento: 31 de dezembro de 1974, em Salvador, Bahia (Brasil). Equipe: KV Racing Technology – Lotus (Formula Indy). Títulos: Campeão da Formula Alfa Boxer Italiana (1994); Campeão da Indy Lights (1997); Campeão da Indy Racing League (2004).

Em sua 12a participação, Tony Kanaan concretizou a grande conquista que faltava em sua trajetória no automobilismo. O brasileiro venceu neste domingo (26) a edição da prova mais fenomenal da Fórmula Indy, e uma das três maiores disputas do planeta: as 500 Milhas de Indianápolis. Em um dia histórico, quase 400 mil pessoas presentes no Indianápolis Motor Speedway aplaudiram de pé a vitória de Kanaan, que já havia batido na trave por diversas vezes, e, enfim, pôde tomar o tão sonhado leite após a vitória.

Kanaan agora se junta a Emerson Fittipaldi (89), Hélio Castroneves (2001, 2002 e 2009) e Gil de Ferran (2003), como os quatro brasileiros vencedores em Indianápolis. O dia de “filme” teve maior valor levando em consideração o quanto Tony fez para liderar a volta certa. Foram 254 voltas na liderança em todas as suas participações, e agora sim liderando a volta correta.

Largando da 12a posição, o piloto da KV Racing mostrou estar com um carro competitivo desde o início, quando assumiu a liderança da prova com menos de 20 voltas realizadas. O baiano se manteve entre os 5 primeiros a maior parte das 200 voltas no místico oval de 2,5 Milhas. Na última parada nos boxes, Tony voltou na 3a posição restando 21 voltas para o final. Quando restava apenas 8 voltas, uma bandeira amarela juntou todo o pelotão. A relargada aconteceu faltando apenas 3 voltas, e Tony assumiu a liderança na curva 1 e não perdeu mais até Dario Franchitti bater e causar a última bandeira amarela. É a 16a vitória de Kanaan na Fórmula Indy, certamente a mais especial de todas. O baiano também é o Campeão da Fórmula Indy de 2004.

Tony Kanaan, vencedor das 500 Milhas de Indianápolis:

“É maravilhoso. A última volta foi mais longa da minha vida até cruzar a linha de chegada, mas felizmente chegou o meu dia. Vou colocar o meu rosto feio naquele troféu, e com nariz e tudo. Não tenho nem palavras para descrever isso, mas não tenho como traduzir a emoção de vencer aqui. Passa um filme na cabeça de todas as vezes que não consegui, toda vez que tive de recomeçar os treinos aqui e esperando chegar esse dia. Quando deu a bandeira amarela e estava em segundo pensei ‘acho que pode ser hoje. Poderia muito ser hoje o meu dia’, e felizmente foi. Quando as pessoas me cobravam ganhar aqui, era porque elas gostavam de mim e queria me ver vencendo as 500 milhas. Eu já tinha até me conformado de não vencer, mas não achava justo com todo esse povo aqui fora. Então essa vitória não é só pelo trófeu e o título, e sim para todas essas pessoas que sempre torceram por mim sem quererem nada em troca. Queria agradecer a todos no Brasil, que sempre acreditaram e me empurraram para essa vitória, e ao meu filho: te amo Léo. Tinhamos um bom carro, e também um ótimo plano. Era um daqueles dias, que tudo está tranquilo. O Jimmy estava calmo, eu estava calmo, ninguém gritava, eu senti que estava tudo no controle. Mas na última volta que eu estava liderando e deu bandeira amarela, comecei a checar tudo no carro. Ufa, era o meu dia. Nunca tive dúvidas de que poderia ganhar, mas esse lugar é muito especial para mim, então eu acabava me cobrando. Mas hoje funcionou”.

Kanaan estreou na antiga CART em 1998, após ser campeão na Indy Lights no ano anterior. Sua primeira vitória se deu nas 500 Milhas de Michigan de 1999, pela equipe Tasman/Forsythe. De 2000 a 2002 teve um período difícil na Mo Nunn, e migrou para a rival IRL em 2003, pela equipe Andretti Green. Foram várias vitórias e um título conquistado em 2004, uma parceria bem-sucedida que se encerrou em 2010. Desde 2011 está na KV Racing, aonde o piloto brasileiro vinha conseguindo boas colocações, mas faltava a vitória, que enfim chegou e foi no melhor lugar possível. Ele é o Piloto da Semana do Autoracing!

Tony Kanaan (Indy) obteve a vitória entre os internautas com 79% dos votos. Nico Rosberg  (F1) ficou na segunda posição com 10% dos votos.

Texto: Eduardo Behling  – www.autoracing.com.br

EB - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.