Piloto da Semana: Sebastian Vettel – GP de Cingapura – 25/09/2013

quarta-feira, 25 de setembro de 2013 às 20:00

Sebastian Vettel

Nome: Sebastian Vettel. Nascimento: 3 de julho de 1987, em Heppenheim (Alemanha). Equipe: Red Bull-Renault (Fórmula 1). Títulos: Campeão no Kartclub Kerpen-Manheim (1998); Campeão no ICA Junior de Kart, no campeonato alemão de kart jr., e no Monaco Kart Cup (2001); Campeão Alemão de Fórmula BMW (2004); Tricampeão Mundial de F1 (2010, 2011 e 2012).

Sebastian Vettel produziu sua performance mais dominante da temporada 2013 até agora para vencer o GP de Cingapura. O campeão mundial da Red Bull deixou o resto do pelotão para trás, enquanto as diferentes táticas de paradas após o safety car no meio da corrida provocaram alterações na ordem.

No fim, Fernando Alonso novamente se destacou para dar o segundo lugar à Ferrari, e Kimi Raikkonen superou seu problema nas costas para transformar o 13º posto no grid na terceira posição. A Mercedes ganhou o quarto e o quinto lugares para Nico Rosberg e Lewis Hamilton quando a segunda Red Bull de Mark Webber parou na última volta.

Rosberg arrancou melhor do que o pole Vettel e o superou na freada da curva 1. Mas a Mercedes perdeu ligeiramente o traçado e Vettel recuperou a ponta, com a tentativa de retaliação de Rosberg por fora na curva 3 não dando resultado. Vettel não iria correr mais riscos e começou a aumentar sua vantagem sobre Rosberg e os demais, abrindo um segundo por volta até a sexta passagem.

Alonso fez outra largada incrível, mas foi sua freada tardia por fora na curva 1 que lhe permitiu ganhar mais terreno, já que ele apareceu em terceiro. Na frente, Vettel não só conseguia andar mais rápido do que todos os outros com facilidade, mas também fazia seus pneus durarem mais.

O segundo lugar de Rosberg ficou um pouco mais seguro quando Alonso saiu atrás de Paul di Resta depois de seu primeiro pit-stop. A Force India, que ainda não havia parado, ficou na frente por seis voltas. Esse atraso teria acabado com as chances de Alonso progredir mais se Daniel Ricciardo não tivesse batido sua Toro Rosso e provocado um longo período de safety car pouco antes da metade da prova.

A maioria dos primeiros colocados, liderados por Alonso, entrou para trocar pneus, enquanto Vettel, Rosberg, Webber e Hamilton permaneceram na pista. Quase todos os que pararam conseguiram fazer seus pneus resistirem até a bandeirada.

Apesar de isso não ter sido um problema para Vettel, que abriu tanta diferença que pôde facilmente parar mais uma vez sem perder a ponta, os outros três ficaram presos no tráfego do pelotão intermediário quando tiveram de entrar novamente na parte final da corrida.

Isso elevou Alonso à segunda colocação, à frente de Button e Raikkonen. A Ferrari abriu bastante sobre a McLaren e a Lotus, que se envolveram em uma batalha cada vez mais espetacular enquanto os pneus de Button perdiam rendimento. Restando sete voltas, Raikkonen fez uma ultrapassagem impressionante por fora sobre Button para assegurar o terceiro lugar.

O primeiro contato de Vettel com um carro de Fórmula 1 foi em 2005, em um teste com a Williams-BMW. Foi efetivado pela BMW como piloto oficial de testes em meados de 2006, em substituição a Robert Kubica, que assumiu como titular. Ao participar do treino livre no GP da Turquia, Vettel se tornou, aos 19 anos e 53 dias de idade, o piloto mais jovem a participar de um evento de Fórmula 1.

Seguiu na função de piloto reserva em 2007, e teve a chance de participar de uma prova no GP dos Estados Unidos, em substituição ao polonês, que sofreu um forte acidente no GP do Canadá. Fez uma corrida cautelosa, largou em sétimo e chegou na oitava posição, marcando um ponto. A chance como titular chegou antes do GP da Hungria, quando Scott Speed deixou a Toro Rosso.

Em 2008, Vettel deu uma guinada em sua carreira e chamou a atenção de todos no “circo” ao vencer de forma incontestável o GP da Itália, em Monza, disputado sob forte chuva. O alemão largou na pole position e liderou de ponta a ponta, superando grandes nomes da categoria e carros muito melhores do que o seu Toro Rosso-Ferrari. Somou 35 pontos no campeonato. Em 2009, pela Red Bull Racing, Vettel comprovou as suas qualidades de grande piloto ao brigar constantemente por vitórias e até pelo título, sendo vice-campeão com 84 pontos. Além da vitória no encerramento da temporada em Abu Dhabi, também faturou as etapas da China, da Inglaterra e do Japão.

Em 2010, a consagração máxima. O jovem alemão provou ser o piloto mais rápido do grid, com dez poles em 19 etapas disputadas. No entanto, uma série de azares com quebras e acidentes fizeram com que Vettel vencesse apenas cinco GPs (Malásia, Europa, Japão, Brasil e Abu Dhabi) e entrasse em desvantagem na luta pelo título na última etapa da temporada. Mesmo assim, ele conseguiu. Em 2011, vida mansa. Foram 11 vitórias: Austrália, Malásia, Turquia, Espanha, Mônaco, Europa, Bélgica, Itália, Japão, Coréia e Índia e o bicampeonato com quatro provas de antecipação, um massacre.

No ano seguinte, após uma primeira metade de campeonato irregular com apenas uma vitória, no Bahrain, Vettel emendou uma sequência de quatro triunfos consecutivos (Cingapura, Japão, Coréia e Índia) e roubou o título da Ferrari de Fernando Alonso. Tricampeão. Agora, em 2013, já são sete vitórias (Malásia, Bahrain, Canadá, Alemanha, Bélgica, Itália e Cingapura), a liderança absoluta do campeonato e o tetra é uma questão de tempo. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing.

Sebastian Vettel (F1) obteve a vitória entre os internautas com 40% dos votos. Kimi Raikkonen (F1) ficou na segunda posição com 21% dos votos.

Texto: Eduardo Behling e Leandro Schmidt  

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