Piloto da Semana: Romain Grosjean – GP dos EUA – 20/11/2013

quarta-feira, 20 de novembro de 2013 às 20:40

Romain Grosjean

Nome: Romain Grosjean. Nascimento: 17 de abril de 1986, em Genebra, Suíça. Equipe: Lotus-Renault (Fórmula 1). Títulos: Campeão do Renault Speed Trophy F2000 (2003); Campeão da Formula Renault Francesa (2005); Campeão da Formula 3 Euro Series (2007); Campeão da GP2 Ásia (2008 e 2011); Campeão da Auto GP (2010); Campeão da GP2 (2011).

Sebastian Vettel estendeu sua sequência de vitórias na Fórmula 1 para oito corridas consecutivas com outro triunfo fácil no GP dos Estados Unidos. O resultado transformou Vettel no primeiro piloto a vencer oito GPs seguidos em uma única temporada.

Vettel rapidamente estabeleceu uma liderança confortável e a manteve entre seis e 10 segundos durante a maior parte da tarde, mas Romain Grosjean impediu uma dobradinha da Red Bull ao manter sua Lotus à frente de Mark Webber em segundo.

A largada de Webber foi ligeiramente melhor do que a de Vettel, mas ele ficou sem espaço na tentativa de ultrapassar seu companheiro de equipe na curva 1 e foi superado por Grosjean e por Lewis Hamilton, da Mercedes.

A Red Bull deu o troco na Mercedes por fora no hairpin do final da reta oposta na volta 13, e então iniciou a perseguição a Grosjean. Uma troca de posição parecia inevitável, com Webber alcançando rapidamente a Lotus, mas os pneus do australiano perderam rendimento nas voltas finais e ele teve de se contentar com o terceiro lugar.

Com uma carreira de grande sucesso nas categorias de base, Grosjean estreou na F1 em 2009, substituindo Nelsinho Piquet na Renault a partir do GP da Europa em Valencia. Não teve um grande desempenho e voltou para a GP2, da qual se sagrou campeão em 2011. Novamente piloto de testes da Renault, que passou a se chamar Lotus, foi efetivado como piloto principal em 2012, ao lado de Kimi Raikkonen.

No primeiro ano após a retomada, foi bastante criticado por uma pilotagem considerada agressiva e chegou a ser suspenso do GP da Itália por ter provocado um acidente na largada da Bélgica. No total, marcou 96 pontos, fez três pódios e ficou em oitavo no campeonato. Em 2013 está mais “calmo”, se envolveu em menos polêmicas e vem colhendo os frutos: já tem seis pódios em sua conta. A vitória parece uma questão de tempo. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing.

Romain Grosjean (F1) obteve a vitória entre os internautas com 41% dos votos. Jimmie Johnson (NASCAR) ficou na segunda posição com 25% dos votos.

Texto: Eduardo Behling e Leandro Schmidt 

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.