Piloto da Semana: Romain Grosjean – GP do Japão – 16/10/2013

quarta-feira, 16 de outubro de 2013 às 13:01

Romain Grosjean

Nome: Romain Grosjean. Nascimento: 17 de abril de 1986, em Genebra, Suíça. Equipe: Lotus-Renault (Fórmula 1). Títulos: Campeão do Renault Speed Trophy F2000 (2003); Campeão da Formula Renault Francesa (2005); Campeão da Formula 3 Euro Series (2007); Campeão da GP2 Ásia (2008 e 2011); Campeão da Auto GP (2010); Campeão da GP2 (2011).

Sebastian Vettel conquistou sua quinta vitória consecutiva na Fórmula 1, enquanto as diferentes estratégias produziram um final empolgante no GP do Japão. O pole Mark Webber ultrapassou Romain Grosjean no final para assegurar uma dobradinha da Red Bull, mas ficou a sete segundos de alcançar Vettel e obter aquela que teria sido sua primeira vitória na temporada de despedida da Fórmula 1.

Foi a Lotus de Grosjean que assumiu a liderança na largada, saltando de quarto para primeiro quando ambos os pilotos da Red Bull largaram mal. A Mercedes de Lewis Hamilton também deixou as Red Bulls para trás, mas se tocou com Vettel enquanto se espremia entre os dois RB9, o que provocou um furo no pneu traseiro direito e danos no assoalho de Hamilton, que acabaram levando ao seu abandono depois de apenas nove voltas.

Na primeira metade da corrida, Grosjean conseguiu manter sua vantagem sobre Webber e Vettel. Os três abriram vantagem sobre um grupo liderado por Nico Rosberg e as Ferraris de Felipe Massa e Fernando Alonso. Tal grupo perdeu muito tempo na primeira rodada de paradas, quando Daniel Ricciardo, que largou com o composto duro e fez um primeiro trecho longo, conseguiu subir para quarto e segurou uma fila de carros mais velozes por várias voltas.

Nico Hulkenberg (Sauber) – que superou as Ferraris na primeira rodada de pit-stops – eventualmente conseguiu quebrar a resistência de Ricciardo, mas naquela altura os três primeiros já tinham uma vantagem de 27 segundos. Isso permitiu que Vettel, Grosjean e Webber adotassem estratégias bastante diferentes, com o australiano optando por três paradas contra duas de Vettel e Grosjean.

Entrando nas 10 últimas voltas, a vantagem era de Webber, enquanto Vettel conseguiu fazer um trecho intermediário mais longo do que Grosjean e teve pneus bem mais novos para reduzir a diferença de dois segundos para a Lotus. A ultrapassagem crucial ocorreu na 41ª passagem, quando Vettel atacou na Casio e então mergulhou por dentro de Grosjean na curva 1.

Com Webber parando na volta seguinte, Vettel assumiu a liderança e seguiu tranquilo até o final para estender sua sequência vitoriosa. Contudo, ele foi ajudado por Grosjean, cuja defesa inspirada manteve Webber – agora com o pneu opcional para um ataque final de 10 voltas – atrás até os momentos finais, quando Webber o superou na curva 1 para garantir o segundo posto.

Com uma carreira de grande sucesso nas categorias de base, Grosjean estreou na F1 em 2009, substituindo Nelsinho Piquet na Renault a partir do GP da Europa em Valencia. Não teve um grande desempenho e voltou para a GP2, da qual se sagrou campeão em 2011. Novamente piloto de testes da Renault, que passou a se chamar Lotus, foi efetivado como piloto principal em 2012, ao lado de Kimi Raikkonen.

No primeiro ano após a retomada, foi bastante criticado por uma pilotagem considerada agressiva e chegou a ser suspenso do GP da Itália por ter provocado um acidente na largada da Bélgica. No total, marcou 96 pontos, fez três pódios e ficou em oitavo no campeonato. Em 2013 está mais “calmo”, se envolveu em menos polêmicas e vem colhendo os frutos: já tem quatro pódios em sua conta. A vitória parece uma questão de tempo. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing.

Romain Grosjean (F1) obteve a vitória entre os internautas com 43% dos votos. Sebastian Vettel (F1) ficou na segunda posição com 28% dos votos.

Texto: Eduardo Behling e Leandro Schmidt

EB - www.autoracing.com.br

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