Piloto da Semana: Nico Hulkenberg – GP da Coréia – 09/10/2013

quarta-feira, 9 de outubro de 2013 às 12:00

Nico Hulkenberg

Nome: Nicolas Hulkenberg. Nascimento: 19 de agosto de 1987, em Emmerich am Rhein, Alemanha. Equipe: Sauber-Ferrari (Fórmula 1). Títulos: Campeão da Formula BMW Alemã (2005); Campeão da A1 GP (2006/07); Campeão da Formula 3 Euro Series (2008); Campeão da GP2 (2009).

Sebastian Vettel conquistou sua quarta vitória consecutiva em um GP da Coréia marcado por disputas espetaculares e incidentes bizarros. O piloto da Red Bull teve a companhia da dupla da Lotus, Kimi Raikkonen – que se recuperou do 10º lugar no grid – e Romain Grosjean no pódio. Mas o grande destaque foi a quarta posição de Nico Hulkenberg com o carro da Sauber.

Enquanto Vettel assumia sua liderança habitual na largada, Grosjean passou Lewis Hamilton na luta pelo segundo lugar na curva 3. Atrás deles, uma freada tardia de Felipe Massa terminou com a Ferrari rodando e espalhando o pelotão. Todos evitaram Massa, mas Jenson Button e Adrian Sutil tiveram a asa danificada na confusão.

A primeira metade da prova teve Vettel se afastando de uma disputa acirrada entre Grosjean e Hamilton, com Nico Rosberg atrás e depois Hulkenberg segurando Fernando Alonso e um grupo cada vez maior. Raikkonen saltou para a frente desse grupo quando fez seu segundo pit-stop mais cedo do que aqueles ao seu redor.

Hamilton começou a sofrer um desgaste extremo dos pneus em seu segundo trecho, perdeu terreno para Grosjean e foi alcançado por Rosberg – porém, a asa dianteira do alemão falhou parcialmente em meio a uma chuva de faíscas enquanto ele ultrapassava seu companheiro de equipe.

Com ambas as Mercedes atrasadas, Raikkonen ganhou mais duas colocações pouco antes do primeiro período de safety car, quando o pneu dianteiro direito de Sergio Perez estourou dramaticamente na longa reta após a curva 2.

Mark Webber, que vinha conseguindo um bom progresso vindo do 13º lugar no grid, estava imediatamente atrás e teve um pneu furado devido aos destroços. Com a carcaça do pneu da McLaren no meio da reta, a entrada do safety car foi necessária.

Vettel manteve os pilotos da Lotus sob controle na relargada, com Raikkonen passando Grosjean com uma manobra espetacular na curva 1 na volta posterior. Porém, outro período de safety car viria em seguida. Sutil rodou na curva 3 na volta da relargada e tocou em Webber, fazendo a Red Bull pegar fogo na área de escape.

Um veículo dos bombeiros eventualmente apareceu na pista para apagar o incêndio, forçando uma entrada frenética do safety car enquanto os líderes se aproximavam. Depois que a confusão foi resolvida, a corrida teve bandeira verde até o final, com Vettel abrindo vantagem sobre Raikkonen e Grosjean para vencer.

Atrás deles, uma performance impressionante de Hulkenberg lhe rendeu o quarto lugar. Ele havia superado a Mercedes de Hamilton em uma relargada para tomar a posição, e então suportou a enorme pressão do britânico e de Alonso, que se envolveram em uma empolgante disputa particular.

Com uma carreira de grande sucesso nas categorias de base, tendo sido campeão da GP2 em sua única temporada por lá (2009), Hulkenberg estreou na F1 em 2010, pela Williams. Fez 22 pontos no campeonato, teve no sexto lugar no GP da Hungria seu melhor resultado, mas seu ápice foi a pole position no GP do Brasil, cujo treino foi disputado com pista molhada. Mesmo assim, foi forçado a tirar um ano sabático em 2011, atuando como reserva da Force India.

Efetivado na temporada seguinte, melhorou seu desempenho de forma geral, marcou 63 pontos e foi quarto colocado no GP da Bélgica. Para 2013, optou pela Sauber, que não vinha lhe dando bons resultados de início, mas os desempenhos sempre foram bons e a quarta colocação na Coréia, na frente de carros da Mercedes e da Ferrari, demonstra isso com clareza. Hulkenberg já é candidato a uma vaga em equipe de ponta, como Lotus ou McLaren. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing.

Nico Hulkenberg (F1) obteve a vitória entre os internautas com 50% dos votos. Sebastian Vettel (F1) e Kimi Raikkonen (F1) ficaram na segunda posição com 17% dos votos.

Texto: Eduardo Behling e Leandro Schmidt  

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.